Skip to main content

As chuvas concentradas no RS, SC e sul do PR manterão as condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de inverno em especial o trigo (Foto: Getty Images)

 

Após a passagem de uma frente fria que avançou pelas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste no último fim de semana, diversas regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul receberam bons volumes de chuva, principalmente no sábado (6). Com isso, “os níveis de umidades do solo se elevaram bastante, favorecendo o pleno desenvolvimento das lavouras de café, milho, cana-de-açúcar e outras culturas”, informa o alerta agroclimático da Rural Clima.

Para essa semana, essas áreas de instabilidade devem se manter apenas na região Sul do Brasil. Desta forma, o tempo seco e as temperaturas amenas devem prevalecer em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e todo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “Essas condições serão de suma importância para continuidade da colheita do café, da cana-de-açúcar, do milho, do algodão e outras culturas”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Cepea: início da colheita pressiona preços do milho

Soja: preço sobe impulsionado pela exportação e baixa disponibilidade

 

Já para o Sul do país, as chuvas concentradas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná manterão as condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de inverno, em especial o trigo. “Estamos entrando em um período de neutralidade climática, no qual as condições meteorológicas seguirão o padrão de cada região: chuvas mais concentradas no sul e tempo mais seco e temperaturas amenas sobre a região Centro-Norte do Brasil”, completa Santos.

De acordo com a Rural Clima, entre segunda-feira (8) e terça-feira (9), algumas áreas de instabilidade que ainda se encontram sobre o Sul do país devem ocasionar pancadas de chuva em regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até chegar em Mato Grosso do Sul, São Paulo e extremo sul de Minas Gerais.

Já para quarta-feira (10), esse sistema deve causar chuva volumosa e intensa sobre a região norte do Rio Grande do Sul e sul e leste de Santa Catarina. Nessas regiões "pode chover volumes superiores a 50 milímetros entre quinta-feira (11) e sexta-feira (12)", informa Marco Antonio.
Source: Rural

Leave a Reply