Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (5/6) no site da Globo Rural.

Desmonte ambiental

 

(Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo)

 

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, condenou, em entrevista à Globo Rural, a condução das pautas do meio ambiente sob a atual gestão do ministro Ricardo Salles e do governo Jair Bolsonaro. "Há uma ação coordenada para destruir a governança ambiental brasileira", afirmou. Clique aqui para ler a entrevista completa.

Ajuda internacional

 

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, creditou à restrição orçamentária o aumento ao desmatamento e das queimadas na Amazônia. Ele também sinalizou a intenção de pedir apoio a outros países, na contramão da postura do presidente Jair Bolsonaro, que recusou ajuda internacional em agosto de 2019, no auge da crise na Amazônia.

Pecuária ilegal

 

(Foto: Divulgação)

 

Relatório do Greenpeace denuncia a prática de pecuária ilegal em uma unidade de conservação no Mato Grosso. Segundo o levantamento da organização ambiental, o Parque Ricardo Franco, na fronteira com a Bolívia, tem 137 fazendas, parte delas fornecedoras indiretas de carne para JBS, Marfrig e Minerva.

Ações judiciais

 

(Foto: Wikimedia Commons)

 

Organizações ambientais e partidos políticos de oposição ingressaram com na Justiça contra o Ibama e o governo federal. O motivo é o não uso de recursos públicos do Fundo Clima e do Fundo Amazônia, alémd e omissão sobre políticas de preservação do meio ambiente.

Máquinas agrícolas

 

(Foto: Divulgação)

 

A venda de máquinas agrícolas no mercado interno reagiu e somou 3,9 mil unidades em maio, alta de 23,3% em relação ao mesmo mês de 2019. No acumulado de janeiro a maio, foram 15,7 mil unidades vendidas, aumento de 0,9%. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Exportações de frango

 

(Foto: Globo Rural)

 

Enquanto as vendas nacionais de carne de frango foram marcadas pela menor liquidez em maio, as exportações registraram o maior volume de aves escoado pelo Brasil desde julho de 2018. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), a demanda chinesa intensa tem impulsionado os embarques totais do Brasil.

Funcafé liberado

 

(Foto: Globo Rural)

 

O Ministério da Agricultura antecipou a liberação dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Os recursos, que somam R$ 5,7 bilhões e são 11,7% maiores do que na safra passada, seriam disponibilizados só na segunda quinzena de julho. O motivo foi a necessidade de apoio diante dos preparos para a colheita e da Covid-19.

Crédito para o etanol

 

(Foto: Globo Rural)

 

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um programa de crédito para capital de giro vinculado à estocagem do etanol. A medida visa auxiliar o setor, que vem sofrendo com os efeitos da pandemia. Os recursos podem chegar a R$ 3 bilhões, e o prazo de pagamento é de até dois anos.

Embarques de soja

 

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

As exportações de grão e farelo de soja pelo Porto de Paranaguá (PR) dobraram em maio, chegando a 2,4 milhões de toneladas, ante 1,2 milhão no mesmo mês de 2019. Os embarques neste ano ultrapassaram a marca de 2 milhões de toneladas pelo terceiro mês consecutivo. O volume carregado nos cinco primeiros meses do ano já soma 9,6 milhões de toneladas, 33% acima do embarcado em 2019.
Source: Rural

Leave a Reply