Skip to main content

Apesar das temperaturas baixas persistirem, não há previsão de frio extremo para nenhuma região (Foto: Sergio Ranalli)

 

A semana será marcada por tempo seco em grande parte do Brasil, além de baixas temperaturas para toda região Centro-Sul, porém, não há previsão de frio extremo para nenhuma região. A partir desta segunda-feira (1/6), áreas de instabilidade começam a ganhar força sobre as regiões produtoras de Santa Catarina e sul do Paraná. Com isso, ao longo do dia, podem ser registradas chuvas sobre esses dois estados, que devem se estender até o Mato Grosso do Sul.

Já a partir de terça-feira (2/6), esse sistema ganha força e sobe para a região Sudeste. Com isso, segundo a Rural Clima, devem ocorrer pancadas de chuva sobre grande parte das regiões produtoras do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Esse sistema, no entanto, não deve avançar às regiões mais centrais do país, e com isso, o tempo deve permanecer seco em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. As condições são “excepcionais para o desenvolvimento das lavouras, colheita da cana-de-açúcar, café, milho e outras culturas”, informa Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Ministério da Agricultura define zoneamento de risco climático para a soja

Queda de 1,5% do PIB do 1º tri ante 4º tri é a maior desde o 2º tri de 2015

 

No Rio Grande do Sul, não há previsões de chuva intensas para o começo da semana. Já a partir de quinta-feira (4/6), a Rural Clima informa que uma nova frente fria, agora com maior intensidade, deve se formar sobre o estado e levar chuva generalizada.

Esse sistema deve avançar intensamente sobre o Centro-Sul, trazendo chuvas mais generalizadas no final de semana sobr regiões produtoras do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e, possivelmente, com menor intensidade ao sul de Minas, extremo sul de Goiás e sul do Mato Grosso.

“Essas chuvas mantém as condições bastante favoráveis ao plantio e desenvolvimento das lavouras de inverno, como também as de milho safrinha”, diz Marco Antonio.

Sem grandes novidades para essa época do ano, o tempo continua seco durante essa semana sobre grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Source: Rural

Leave a Reply