Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (29/5) no site da Globo Rural.

PIB Agropecuário

A agropecuária brasileira cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (29/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o último trimestre de 2019, o setor registrou alta de 0,6%. “A Agropecuária registrou crescimento de 1,9% em relação a igual período do ano anterior. Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como a soja, e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida vis-à-vis a área plantada”, diz o IBGE, em comunicado.

Confinamento pode cair

O confinamento de bovinos pode diminuir mais de 10% neste ano, segundo a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), sediada em São Paulo. O cenário dependerá dos efeitos da pandemia de Covid-19 na economia brasileira e mundial. Os dados da Assocon resultam de levantamento feito em 1.400 unidades de engorda espalhadas por todo o país. A queda será sobre os 3,57 milhões de animais confinados no ano passado.

Venda de laranja

Devido ao clima mais frio em São Paulo nos últimos dias e à antecipação de feriados, as vendas de laranja de mesa registraram queda ao final de maio, indicam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Além disso, a elevada oferta de laranjas da safra segue pressionando as cotações de todas as variedades, com absorção ainda limitada pela indústria. Assim, entre segunda a quinta-feira desta semana (25/5 a 28/5), o preço médio da variedade pêra é de R$ 24,90 pela caixa de 40,8 kg, na árvore, 3,2% inferior à semana anterior.

Desafio do leite

O presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participaram do “Desafio do Leite”, lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) nas redes sociais. A campanha tem como objetivo valorizar o setor em meio a pandemia de Covid-19 e fomentar o consumo de leite e produtos derivados. Além de Bolsonaro e da ministra, o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) também participaram da iniciativa.

Preço do leite

Após registrarem altas consecutivas de dezembro de 2019 a abril de 2020, os preços pagos ao produtor de leite caíram em maio, apontou relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Segundo a pesquisa, a “Média Brasil” líquida em maio, referente à captação em abril, chegou a R$ 1,3783 por litro, recuo de 5% frente ao mês anterior e de 11,2% em relação a maio do ano passado, em termos reais, com valores deflacionados pelo IPCA de abril de 2020.

(Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo)

 

Coronavírus em frigoríficos

Após revelar que pelo menos 338 colaboradores do frigorífico de Concórdia (SC) haviam tido resultado positivo em testes rápidos, a BRF informou que uma nova série de exame nos trabalhadores indicou que 46 estavam contaminados com Covid-19. O segundo teste foi via RT-PCR, que é mais preciso na confirmação do diagnóstico. Em nota, entretanto, a empresa diz que ainda aguarda o resultado de 50 exames, o que pode causar "pequenas variações no número final".

Poder de compra

As cotações do frango vivo seguem em queda no mercado brasileiro, enquanto os preços do farelo de soja, importante insumo utilizado na atividade avícola, estão em alta, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). De acordo com pesquisadores, esse cenário levou ao pior poder de compra do avicultor em dois anos. No mercado de frango vivo, a demanda final desaquecida tem pressionado os valores de toda a cadeia.

JBS

Onze dias após a suspensão por tempo indeterminado, a JBS pretende fazer o abate emergencial de 650 mil aves em posse de seus integrados caso a unidade em Ipumirim (SC) não retome as atividades até segunda-feira (1/6). Segundo comunicado feito pela empresa ao Governo do Estado, os animais deverão ser sacrificados “por força de exigência das normas de bem-estar animal”. Procurada por Globo Rural, a JBS afirmou que não comentará o assunto.

Zoneamento da soja

O Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira (29/5), no Diário Oficial da União, as portarias que estabelecem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja. O objetivo é reduzir os perigos relacionados a problemas climáticos e também o risco fitossanitário causado pela ferrugem asiática. O Zarc leva em conta recomendações de instituições de pesquisa e órgãos estaduais sobre medidas de manejo, que incluem o período de vazio sanitário e o calendário de plantio para reduzir os riscos relacionados aos aspectos fitossanitários.

 

Caminhos da Safra

O transporte ferroviário no Brasil foi debatido nesta sexta-feira (29/5) em live nas redes sociais da revista Globo Rural. Especialistas na área participaram da transmissão ao vivo, por YouTube, Facebook e LinkedIn, para discutir a situação atual e as tendências para o transporte agrícola do país sobre os trilhos. A live faz parte da programação especial da 8ª edição do Caminhos da Safra, projeto especial da revista Globo Rural sobre infraestrutura e escoamento do agronegócio, e teve mediação do editor-chefe da Globo Rural, Cassiano Ribeiro.
Source: Rural

Leave a Reply