Skip to main content

De acordo com a Minasul, cafeicultores ainda estão preociupados com a possibildiade de mais frio em junho (Foto: Getty Images)

 

O clima excepcionalmente frio nesta semana em algumas regiões de cultivo de café do Brasil não causou danos nas lavouras, mas pode resultar em uma colheita menor em 2021, segundo o presidente da cooperativa Minasul, José Marcos Magalhães.Baixas temperaturas foram registradas em áreas em torno das cidades de Varginha – onde está a sede da Minasul -, Guaxupé, São Sebastião, Uberaba e outras nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar disso, o café não foi afetado em áreas onde os cooperados da Minasul têm suas plantações, disse Magalhães. Segundo ele, os cafeicultores ainda estão preocupados com a possibilidade de mais frio em junho, mas outra questão é o impacto das baixas temperaturas sobre a produção em 2021.

saiba mais

Safra brasileira de café deve crescer 15% e atingir recorde, projeta USDA

Produtores relatam dificuldades na colheita do café por falta de mão de obra

 

"O frio coloca a planta em um sono profundo, por assim dizer. Demora um pouco para voltar, então isso pode reduzir a safra no próximo ano", disse. "Porém, o que vimos até agora não deve ter muito efeito."

Outro problema que os mais de 8 mil cooperados da Minasul e outros produtores da região estão enfrentando é o impacto das fortes chuvas da semana passada em algumas áreas. As chuvas aceleraram o desenvolvimento das cerejas do café, encurtando a janela ideal de colheita. Para Magalhães, o café colhido fora do período ideal pode ter problemas de qualidade. "Teremos muito pouco tempo para colher durante a janela ideal, porque a maturação é bastante uniforme", disse.
Source: Rural

Leave a Reply