Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Onze dias após a suspensão por tempo indeterminado, a JBS pretende fazer o abate emergencial de 650 mil aves em posse de seus integrados caso a unidade em Ipumirim (SC) não retome as atividades até segunda-feira (1/6).

Segundo comunicado feito pela empresa ao Governo do Estado, os animais deverão ser sacrificados “por força de exigência das normas de bem-estar animal”. Procurada por Globo Rural, a JBS afirmou que não comentará o assunto.

saiba mais

Frigoríficos querem protocolo único para desinterditar unidades fechadas por Covid-19

 

O frigorífico da JBS em Ipumirim foi fechado no dia 18 de maio, após fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho de Santa Catarina, órgão vinculado ao Ministério da Economia.

Segundo o chefe da inspeção do trabalho no Estado, Alberto de Souza, a documentação da empresa apontou que funcionários com exame positivo para a Covid-19 permaneceram na linha de produção por até três dias em contato com trabalhadores do grupo de risco para a doença.

Impacto social

 

Com cerca de 1.750 funcionários diretos e indiretos, o que corresponde a 20% da população total de Ipumirim, de 7,5 mil habitantes, o fechamento da JBS tem sido motivo de preocupação para a prefeitura.

Na última terça-feira (26/05), o prefeito da cidade, Volnei Schmidt, encaminhou ofício aos ministérios da Economia e da Fazenda solicitando auxílio na adoção de medidas para viabilizar a desinterdição da unidade da JBS. A empresa, afirma Schmidt, responde por 60% da arrecadação municipal.

Para o município de Ipumirim, a paralisação das atividades da empresa provocará, na verdade, um impacto devastador na comunidade local, a qual vive praticamente em torno das atividades do referido frigorífico

Volnei Schmidt, prefeito de Ipumirim, em ofício ao governo federal

 

 

Ação judicial

 

A JBS também é alvo de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) a partir das denúncias de falta de controle da Covid-19 no frigorífico de Ipumirim (SC).

O órgão obteve decisão liminar da Justiça do Trabalho na quinta-feira (28/5) obrigando a empresa a “afastar todos os trabalhadores diagnosticados ou com suspeita de contaminação pela Covid-19, ainda que assintomáticos, sem prejuízo da remuneração” pelo período mínimo de 14 dias ou de acordo com os protocolos das autoridades sanitárias.

(Foto: Globo Rural)

 

Além de Ipumirim, a JBS é investigada pelo MPT em Passo Fundo, onde a unidade ficou fechada por cerca de um mês, Garibaldi, Trindade do Sul e Três Passos, todas no Rio Grande do Sul. 

Na terça-feira (26/5), um frigorífico da empresa foi interditado em São Miguel do Guaporé (RO). Em decisão liminar, a Justiça do Trabalho suspendeu as atividades até que seja feita a testagem de Covid-19 em todos os colaboradores.

“A empresa alega que todas as normas solicitadas pela auditoria foram além de cumpridas, aumentadas para a segurança do colaborador. No entanto, a empresa não consegue cumprir o espaçamento de 1,5 metros, pois, a produção passaria a abater menos de 40% , tornando-se inviável”, aponta o juiz do trabalho Wadler Ferreira.
Source: Rural

Leave a Reply