Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

A pedido do Ministério Público de Rondônia (MPE-RO) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), a Justiça do Trabalho concedeu liminar nesta terça-feira (26/5) suspendendo as atividades em um frigorífico de bovinos da JBS na cidade de São Miguel do Guaporé, em Rondônia, por conta do número elevado contaminações de funcionários com coronavírus.

Dos 46 casos confirmados de Covid-19 no município, 29 são de trabalhadores na unidade da empresa. Segundo a coordenadora do MPT no interior do Estado, Helena Romera, durante a oitiva na unidade industrial, foi verificado que a empresa não cumpria com os protocolos e orientações das autoridades sanitárias.

“O que nós percebemos é que está havendo a aglomeração de trabalhadores na empresa. Isso acontece em pausas ou em trocas de turnos, e em alguns setores, como abate ou desossa. A gente percebeu que a empresa não tomou nenhuma medida de prevenção em relação à distância dos trabalhadores, que atuam próximos durante o expediente”, disse a procuradora à Globo Rural.

saiba mais

Frigoríficos temem perder mercado após interdições por Covid-19

Incerteza e preocupação crescem no campo após fechamento de frigoríficos

 

No despacho, o juiz Wadler Ferreira afirma que, “se as medidas preventivas tivessem sido tomadas pela empresa antecipadamente, não aconteceria de ser a maior parte das contaminações da cidade”. E que funcionários estão exercendo as atividades mesmo com a suspeita da doença. Determinou ainda que sejam feitos testes em todos os trabalhadores da unidade como condição para a retomada do funcionamento.

Para embasar a decisão, Wadler Ferreira lembrou a doação de R$ 400 milhões anunciada pela empresa para o combate à pandemia. “Portanto, gastar R$ 300.000,00 (Trezentos Mil Reais) para fazer testes nos seus funcionários não ocasionará nenhum impacto financeiro, até porque este valor pode ser tirado justamente daquele que será doado”, disse.

Outro lado

Procurada, a JBS não comentou o mencionou a situação da unidade em São Miguel do Guaporé na resposta dada à reportagem. Pela sua assessoria de imprensa, apenas informou que “tem como caráter prioritário a saúde dos colaboradores”.

Confira a nota da JBS:

A JBS reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores. A Companhia ressalta que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 em suas unidades conforme as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores.

Entre as ações adotadas pela Companhia, estão:

–  afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica;
–  ampliação da frota de transporte;
–  desinfecção diária das unidades;
–  medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas;
–  vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores;
–  ações de distanciamento social;
–  forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras.
Source: Rural

Leave a Reply