Skip to main content

Treinamento da Brigada Aérea da Aerotex (Foto: Aerotex/Divulgação)

 

Diante do perigo de incêndios, em especial entre julho e setembro, Goiás já deu início ao treinamento de 15 pilotos agrícolas, que trabalharão em plantões para atender eventuais emergências. 

Neste mês, profissionais Brigada Aérea da Aerotex repassaram conhecimentos em navegação, meteorologia, fraseologia na comunicação via rádio e segurança operacional aos pilotos. Além das seis horas teóricas, o treinamento prevê duas horas de prática, que ocorrerão quando os plantões se iniciarem.

saiba mais

Desmatamento da Amazônia em abril foi o maior nos últimos 10 anos

Cerca de 40% do desmatamento ilegal da Amazônia ocorre em terras públicas

 

Essa equipe atende aos produtores rurais no sudeste de Goiás em casos de incêndio em lavouras. O projeto está no seu terceiro ano e conta com a parceria do Sindicato Rural de Rio Verde. Os produtores que aderem ao programa pagam a prontidão dos pilotos e do profissional de apoio em solo. Quem aciona o serviço, paga as horas voadas do avião.

 

No ano passado, foram realizados mais de 1 mil lançamentos de água contra chamas, totalizando 220 horas voadas em 140 acionamentos para combate a incêndios com a frota de cinco aviões. Com metade do lucro do ano doado a entidades filantrópicas de Rio Verde, em 2019, R$ 130 mil foram cedidos para entidades sociais.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Thiago Magalhães, o uso aviões do setor no combate a incêndios cresceu entre 20% e 30% entre 2018 e 2019. E a expectativa é de que o ritmo prossiga em 2020, já que, além de ações em áreas de preservação, em parceria com órgãos públicos e bombeiros, a iniciativa privada passou a recorrer mais aos operadores aeroagrícolas.
Source: Rural

Leave a Reply