Skip to main content

(Foto: Ceagesp/Divulgação)

 

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) registrou uma queda de 9,6% na quantidade de frutas, legumes, verduras e pescados vendidos no entreposto na capital paulista em abril, comparado ao mesmo mês de 2019.

Foram comercializadas 241.849 toneladas no total. O volume é 6,2% menor em relação à média registrada no primeiro trimestre de 2020, que foi 257.741 toneladas. O principal motivo para a redução é a pandemia de Covid-19.

saiba mais

Preço de tomate e alface cai em abril devido ao coronavírus, diz Conab

Evitar o desperdício de alimentos é desafio durante isolamento social

 

O levantamento da companhia cita que, no fim de março, houve antecipação da oferta de produtos pelo medo de fechamento do mercado diante das medidas restritivas impostas pelo governo do Estado de São Paulo em função da doença.

Outro fator para a redução, segundo a Ceagesp, é que houve dois feriados em abril e um menor número de dias úteis em relação aos meses de janeiro e março. Apesar disso, a companhia afirma que o abastecimento segue regular.

Preços

Com exceção do setor de pescados, que registrou maior volume comercializado no mês de abril em razão da Semana Santa, todos os demais segmentos tiveram retração.

Verduras e legumes tiveram as maiores reduções de preços no mês. O índice Ceagesp fechou abril com queda de 1,43%. No ano, o indicador acumula baixa de 3,37% e, nos últimos 12 meses, recuou 12,15%.
Source: Rural

Leave a Reply