Skip to main content

(Foto: Reprodução/ Facebook Funai – Fundação Nacional do Índio)

 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que acompanha o avanço do coronavírus por meio do Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, contabilizou 44 povos infectados pelo vírus, sendo 610 casos confirmados e 103 mortes.

De acordo com a Agência Brasil, este número é diferente do calculado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que faz parte do Ministério da Saúde. No boletim da última segunda-feira (18/5), a Sesai contabiliza 402 casos confirmados e 23 óbitos.

Segundo a Apib, o estado que concentra mais óbitos de indígenas por coronavírus é o Amazonas, com 78 casos. Pará e Pernambuco têm sete casos cada, seguidos de Ceará (quatro), Roraima (três), Alagoas (um), Amapá (um), Rio Grande do Norte (um) e São Paulo (um).

A divergência no cálculo, na perspectiva da Associação, se deve ao fato de a Sesai não estar considerando indígenas que vivem no meio urbano.

Transferência por avião

De acordo com a Agência Reuters, os casos mais graves no Amazonas estão sendo transferidos à Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por meio de aviões.

"Às vezes não chegamos lá a tempo, porque não podemos pousar à noite em aeródromos remotos sem luz", disse à Reuters Edson Santos Rodrigues, médico pediatra que trabalha no transporte aeromédico no Estado.

saiba mais

CNA vai recorrer de decisão sobre demarcação de terras indígenas

Celebridades apoiam manifesto de Sebastião Salgado sobre coronavírus em indígenas

Governo e entidade indígena divergem sobre número de mortes por coronavírus em aldeias

 
Source: Rural

Leave a Reply