Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (20/5) no site da Globo Rural.

Coronavírus na indústria de carne

O remanejamento dos abates entre os frigoríficos afetados pelo Covid-19 tem aumentado o risco de contaminações em outras unidades, avalia o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical). Em abril deste ano, quando 31 abatedouros de bovinos foram fechados no país por conta da doença, o Sistema de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura atendeu ao pedido de 29 turnos adicionais de abate ante 5 no mês anterior.

Preços do leite

As pesquisas realizadas pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) indicam que os preços do leite ao produtor a ser pago em maio, referente ao volume captado em abril, pode ser pressionado em decorrência das incertezas de mercado geradas pela crise do coronavírus. Segundo o levantamento, após a demanda intensa registrada em março, que impulsionou os preços, as negociações de lácteos enfraqueceram durante em abril.

União Europeia

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira que a União Europeia (UE) vai adotar como meta a redução de 50% no uso de pesticidas e uma diminuição de pelo menos 20% na utilização de fertilizantes. As medidas fazem parte de uma estratégia chamada de "Farm to Fork", que pretende tornar o sistema alimentar mais saudável, garantindo a segurança alimentar e reduzindo os danos ambientais e climáticos, de acordo com comunicado oficial do grupo.

(Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

Porto de Santos

O Porto de Santos (SP) movimentou 13,4 milhões de toneladas de cargas em abril, volume recorde e 5% maior do que o recorde anterior, de 12,8 milhões de toneladas, alcançado em outubro de 2019. Em relação a igual mês do ano passado, a movimentação deste abril foi 26,8% maior. A informação foi divulgada, em nota, pelo Santos Port Autorithy, responsável pela administração do terminal do litoral paulista.

Exportação de soja

Os embarques de soja do Brasil podem chegar a 14,7 milhões de toneladas neste mês, a considerar os números divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, na terça-feira (19/5). De acordo com a Anec, entre os dias 1º e 16 de maio, foram embarcados 7,5 milhões de toneladas do grão. E a contar do último dia 17 até o dia 31, estão programados mais 7,2 milhões de toneladas, de acordo com boletim da entidade. 

Menos gado no cocho

A pandemia do coronavírus começa a emitir sinais negativos nas expectativas de confinamento. O primeiro levantamento das intenções dos pecuaristas feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em Mato Grosso para 2020, indica que apenas 53,6% dos entrevistados planejam fechar menos animais em confinamento neste ano. O estudo aponta para um rebanho de 577.550 animais a ser confinados, número 29,93% inferior ao que foi para os cochos em 2019, que foi de 824.225 cabeças.

Sabão de mandioca

Uma iniciativa da Ambev com a empresa Saponóleo Santo Antônio deve produzir 100 mil unidades de sabão de mandioca para comunidades do Maranhão. Com o objetivo de ajudar na prevenção e combate ao coronavírus, o projeto destinou 500 quilos de fécula de mandioca produzidas por agricultores familiares para o Governo do Estado, que ficará responsável pela distribuição à população. Dados da Secretaria de Saúde do Maranhão apontam que, até o momento, são 14.198 infectados e 604 mortos no Estado.
Source: Rural

Leave a Reply