Skip to main content

(Foto: Claudio Neves/APPA)

 

A China aumentou significativamente as compras de produtos agrícolas dos Estados Unidos nos últimos dois meses, segundo autoridades dos EUA. O movimento ocorre mesmo quando as compras em outros setores ficaram aquém das expectativas durante a primeira fase do acordo comercial entre os países.

Nas 10 semanas encerradas em 7 de maio, as vendas de milho e carne suína dos EUA para a China aumentaram cerca de oito vezes e a comercialização de algodão foi três vezes maiores do que no mesmo período de 2017, antes do início da disputa comercial.

saiba mais

Coronavírus faz Brasil voltar a exportar carne para os EUA

 

As exportações de soja para a China, o maior componente das receitas agrícolas dos EUA, subiram cerca de um terço no mesmo período, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Importadores chineses compraram 1,19 milhão de toneladas de milho, 1,17 milhão de toneladas de algodão, 1,6 milhão de toneladas de soja e 244.532 toneladas de carne suína nas últimas 10 semanas, segundo dados do USDA. Além disso, o USDA foi notificado sobre vendas de aproximadamente 730 mil toneladas de soja a mais na semana desde 7 de maio.

Promessa

Em janeiro, na assinatura da primeira fase do acordo bilateral, a China se comprometeu a aumentar as compras de bens e serviços dos EUA em US$ 200 bilhões em relação aos níveis de 2017 – antes dos impasses comerciais.

O valor desembolsado pela China com importação de produtos agrícolas dos EUA deve equivaler a US$ 12,5 bilhões – acima do montante registrado em 2017. Em 2021, a receita deve ser ainda maior.
Source: Rural

Leave a Reply