Skip to main content

As begônias são flores ornamentais que podem ser facilmente plantadas no jardim de casa (Foto: Pixabay)

 

Além de decorar ambientes, as flores podem renovar o astral das pessoas e revitalizar a alegria dentro de casa. O período de quarentena pode ser uma oportunidade para experimentar o cultivo de plantas dos mais variados formatos, cores e cheiros. 

Que tal começar um canteiro em sua residência ou criar um espaço colorido no apartamento? Da capuchinha até a begônia, Globo Rural separou 10 flores fáceis de plantar e que podem se desenvolver até em vasos. Pegue as ferramentas, coloque as luvas, e siga as dicas abaixo:

Capuchinha

(Foto: Thinkstock)

 

 

Além de possuir uma coloração exuberante, a capuchinha é comestível, agradando tanto os olhos quanto o paladar. Para decoração de ambientes ou para consumo nas refeições, a capuchinha tem cultivo simples, sem demandar muitos cuidados e com brotação e florescimento rápidos. Saiba como plantar clicando aqui.

Violeta

(Foto: Pixabay/BeckerBuben/Creative Commons)

 

Pequena, delicada e de muitas cores, a violeta é muito usada como ornamento. Em parapeitos de janelas, varandas, dentro de casa e outros ambientes, as flores de violeta são bem-vistas para decoração e são fáceis de cultivar. Elas não ocupam muito espaço e apresentam bom desenvolvimento também em vasos. Clique aqui e saiba como plantar.

Camélia

(Foto: Raul Spinassé)

 

Com pétalas dobradas ou simples, as flores da camélia são vigorosas e apresentam-se em diferentes tamanhos e em tons vibrantes nas cores rosa, branco, vermelho ou chamuscadas de branco e rosa. Uma vez estabelecida, a planta é muito resistente e demanda poucos cuidados com manutenção, sendo utilizada também de maneira ornamental. Aprenda a plantar clicando aqui.

Mil-folhas

(Foto: Thinkstock)

 

 

As flores são brancas e pequenas, reunidas em grandes conjuntos nas pontas dos ramos. Dotada de propriedades medicinais, a planta pode ser cultivada em pequenos espaços. Saiba como plantar mil-folhas clicando aqui.

Azaleia

(Foto: Pixabay)

 

 

Simples ou dobradas, pode ser cultivada em vasos, jardineiras e jardins. Branco, rosa, vermelho e tons mesclados são as principais cores da azaleia. Apesar de resistentes, a flor está sujeita a ataques de algumas pragas, que podem ser combatidas com inseticidas biodegradáveis e à base de água. Saiba como plantar clicando aqui.

Onze-horas

(Foto: Pixabay)

 

 

Fácil de plantar e pouco exigente em cuidados durante o desenvolvimento, a onze-horas possui pétalas delicadas em várias cores vibrantes. É adequada para cultivo em pequenos espaços, vasos, jardineiras e canteiros, em que gosta muito do sol e tem florescimento o ano inteiro – diminuindo no inverno. Aprenda a plantar clicando aqui.

Mini Margaridas

(Foto: Divulgação )

 

Pequenas e delicadas, as margaridinhas se destacam pela graciosidade do porte reduzido dos botões e têm miolo amarelo cercado por pétalas de diversos tons. Semelhante aos exemplares convencionais, adaptam-se a qualquer clima e proliferam-se facilmente, mesmo em solos mais secos. Saiba como plantar clicando aqui.

Begônia

(Foto: Own work/Creative Commons)

 

 

Fácil de lidar para quem quer cultivá-la, ela cresce com vigor e fica vistosa em meio a outras plantas quando bem cuidada em jardins e canteiros de flores. Em parapeitos, cachepôs em cima de escrivaninhas, mesas de escritório ou centro de mesas em residências ou ainda como arranjos em jardineiras decorando salas e varandas, as begônias colorem e deixam o ambiente mais agradável. Clique aqui e saiba como plantar.

Dália

(Foto: Thinkstock)

 

 

De trato fácil, a dália é uma planta que se desenvolve com rapidez e tem vida longa. O porte combinado com a riqueza de tons faz a planta ser muito apreciada para preencher jardins de residências, chácaras, praças e parques. As pétalas são comestíveis, e as raízes podem ser cozidas para consumo como hortaliça ou para extração de extrato doce. Saiba como plantar clicando aqui.

Cravo

(Foto: Flickr/Forest and Kim Star/Creative Commons)

 

 

A flor tradicional é opção de cultivo simples. Há cravos de colorações diversificadas, de uma mesma tonalidade ou mesclada, mas os exemplares brancos e os vermelhos são os mais procurados. Aprenda a plantar clicando aqui.
Source: Rural

Leave a Reply