Skip to main content

(Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo)

 

 

 

 

Após ter o frigorífico em Lajeado interditado por liminar na semana passada, a BRF firmou acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul para retomar gradativamente as operações no frigorífico em Lajeado.

Apesar disso, a empresa anunciou em comunicado que, diante da paralisação, precisará fazer o abate emergencial de 100 mil animais "devido ao peso atingido", o que "impossibilita este procedimento na indústria”.

 

saiba mais

Bonificação por presença atrapalha combate ao Covid-19 em frigoríficos, aponta MPT

 

Segundo a BRF, o abate será feito na próxima segunda-feira (18/5) em uma propriedade rural de Cruzeiro do Sul, cidade vizinha de Lajeado. “Antes de seguir com o abate a campo, a BRF ressalta que esgotou todas as possibilidades para tentar contornar a situação".

No acordo firmado com o Ministério Público, a BRF se compromete a “complementar a renda dos agricultores e produtores integrados na criação de frangos e suínos prejudicados pela suspensão das atividades, o que inclui o abate emergencial dos animais".

Testes em funcionários

 

Também ficou definido que, até o próximo dia 25, a empresa terá que operar com a limitação de 50% dos funcionários do setor abate de aves e suínos. Outra exigência é que todos os trabalhadores tenham testado negativo para Covid-19. 

Nos próximos 15 dias, a empresa terá que examinar todos os trabalhadores “com transparência total dos dados e encaminhamento dos resultados imediatamente à Vigilância Epidemiológica de Lajeado”.

Ficou estabelecida, ainda, a doação de R$1,2 milhão ao Hospital Bruno Born, de Lajeado, e ao Hospital de Estrela, em equipamentos médicos, hospitalares e insumos para atender casos de Covid-19. O acordo ainda depende de homologação da Justiça e do cumprimento de medidas adicionais de controle da doença para entrar em vigor.
Source: Rural

Leave a Reply