Skip to main content

(Foto: Rogério Cassimiro/Ed. Globo)

 

Diante das más condições das pastagens gaúchas devido à seca que atinge o Rio Grande do Sul desde o início do ano, o rebanho de corte do Estado tem apresentado perda de peso, reflexo dos prejuízos na alimentação animal.

Na região da capital, Porto Alegre, a Emater estima que a perda de peso do gado chegou a 35% na última semana. O mesmo é observado no rebanho leiteiro, com estimativa de queda de 55% em Bagé.

saiba mais

Governo antecipa pagamento de benefício para agricultores familiares atingidos pela seca

 

Além da menor produção, a deficiência hídrica no Rio Grande do Sul também tem comprometido a qualidade do leite gaúcho, prejudicando a remuneração dos produtores em um ano de custos mais elevados.

“Para amenizar a situação, os criadores vêm utilizando grandes quantidades de suplementação alimentar na forma de volumosos conservados e concentrados proteicos. Isto acarreta em elevação dos custos, sem resolver completamente o problema de queda anormal na produção”, aponta a Emater.

Para a próxima semana, a previsão é de pancadas de chuva isoladas  em todas as regiões do Rio Grande do Sul, mas em volumes inferiores a 10 mm. Somente no Alto Vale do Uruguai a previsão é de volumes de chuva entre 15 e 20 mm.
Source: Rural

Leave a Reply