Skip to main content

(Foto: JBS/Divulgação)

 

O avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil levou à suspensão das atividades em 42 frigoríficos em abril. Os dados são de relatório do Sistema de Inspeção Federal (SIF) elaborado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de  Origem Animal do Ministério da Agricultura (DIPOA).

Do total de paralisações, 31 foram em abatedouros de bovinos, o equivalente a 74%. O documento também mostra que, em 35 unidades (83%), a decisão de parar foi tomada pelas próprias empresas, visando minimizar os riscos de transmissão da doença. 

saiba mais

Prefeitura desinterdita unidade da JBS no RS, mas frigorífico seguirá fechado

 

 

Na divisão por Estados, o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul concentram metade das ocorrências de paralisação do país em abril, com 10 e 11 unidades, respectivamente. 

No caso do MT, todas as suspensões ocorreram em abatedouros frigoríficos de bovinos. Já no MS, as ocorrências se distribuíram entre um frigorífico de aves e seis de bovinos, além de duas unidades de beneficiamento de carnes e duas de beneficiamento de pescados.

Unidades com paralisações por Covid-19 em abril

 

 

(Fonte: Ministério da Agricultura)

 

Abates

 

O relatório do DIPOA também aponta queda de 11% no abate de bovinos no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019. Ao todo, foram 5.352.299 animais abatidos de janeiro a março de 2020.

Para abril, os dados parciais compilados até 8 de maio apontavam o abate de 1.190.702 bovinos, volume 40,5% inferior ao registrado em igual mês do ano passado. As empresas registradas no SIF têm até o dia 18 de maio para apresentar os dados do último mês ao Ministério da Agricultura.

Para os demais animais, o Ministério da Agricultura aponta aumento no abate de aves (4,34%) e de suínos (2,24%) no primeiro trimestre de 2020. Segundo a pasta, o SIF conta com 3.287 estabelecimentos de produtos de origem animal registrados, reunindo atividades de produção de carne, lácteos, mel, ovos, pescados e outros derivados.

Investigações

 

Dentre os estabelecimentos que tiveram suas atividades paralisadas por imposição de órgãos externos, apenas um ocorreu por determinação do próprio Ministério da Agricultura. Outros seis partiram de órgãos externos, que não foram especificados pelo DIPOA.

De acordo a Procuradoria Geral do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) mantém 84 procedimentos em 69 frigoríficos em todo o país, entre instrumentos jurídicos (como inquéritos civis), denúncias recebidas, acompanhamentos judiciais e outras ações.

Procedimentos em frigoríficos em aberto pelo MPT

(Fonte: Ministério Público do Trabalho)

 

Segundo o procurador do trabalho Lincoln Cordeiro, vice-gerente do Projeto Nacional de Adequação do Meio Ambiente do Trabalho em Frigoríficos, a maior parte das denúncias recebidas pelo MPT estão relacionadas ao distanciamento seguro entre os trabalhadores.

“Este tem sido um dos pontos que o MPT mais recebe denúncias com fotos e vídeos de trabalhadores aglomerados no transporte, entrada e saída da empresa, momentos de pausa, refeitórios e na própria produção”, afirma Cordeiro.
Source: Rural

Leave a Reply