Skip to main content

 

(Foto: Globo Rural)

 

Uma nova pesquisa do Departamento de Custos Operacionais (Decope) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), feita entre 4 e 10 de maio, apontou que a queda na demanda por cargas no país devido à pandemia de coronavírus é de 40,47%.

O número indica recuo de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior e é o mais baixo desde o levantamento realizado entre os dias 6 e 12 de abril, quando chegou a 43,9%. Segundo o Decope, há uma estabilização no índice, mas ainda em patamar muito elevado na comparação com o período anterior à crise.

saiba mais

Anec afirma que lockdown afeta embarque de grãos no Maranhão

 

Entre as cargas fracionadas, aquelas em pequenos volumes, a redução foi de 39,6%, puxado pelos shopping centers (75%) e seguido de lojas de rua (48%), supermercados (36,4%), distribuidores (28,5%), outros tipos de estabelecimento (22,4%) e pessoas físicas (12,9%).

Para a carga lotação, quando toda a capacidade do caminhão é preenchida, a redução na demanda geral foi de 41,1%. Neste segmento, os maiores recuos foram no comércio de lojas (58,5%) e nas indústrias de comércio eletrônico (57,7%), automobilística (57,2%) e de embalagens (55,2%). Nos setores alimentícios, o agronegócio (22,2%) e os supermercados (28,5%) mais uma vez apresentaram retrações.

Mesmo apresentando melhora, o número ainda é muito alto para o transportador de cargas. As empresas trabalham com operações de alto custo e isso continua preocupando

Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística

 
Source: Rural

Leave a Reply