Skip to main content

JBS teve sua planta industrial de Passo Fundo (RS) alvo de sucessivas decisões judiciais (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

Com sucessivos pedidos de interdição na última semana, o frigorífico da JBS em Passo Fundo decidiu pedir para avicultores reduzirem o alojamento de pintinhos destinados a engorda. A empresa conta com 600 produtores integrados e processa 320 mil aves por dia, segundo comunicado no qual ressalta o caráter essencial da atividade.

“A insegurança jurídica e a arbitrariedade de argumentos e decisões infundadas estão impondo a necessidade da empresa readequar sua produção e, consequentemente, da cadeia produtiva da região”, informa a JBS. O ciclo médio de engorda de um frango no Brasil é de cerca de 45 dias, prazo necessário para o frigorífico retomar sua plena capacidade, dependendo da disponibilidade de pintinhos.

“Com a suspensão da produção, não é mais possível manter o ritmo de produção e, consequentemente, os alojamentos de animais, razão pela qual a empresa passou a informar seus 600 produtores integrados que irá reduzir os alojamentos a partir desta semana”, explica
a JBS.

Histórico

No dia 24/04, a unidade de Passo Fundo da JBS foi alvo de uma liminar judicial proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) impondo a suspensão das atividades por tempo indeterminado. Dez dias depois, uma decisão da 2ª Vara do Trabalho de Passo Fundo
acatou parcialmente o pedido do MPT, autorizando a reabertura do frigorífico após 14 dias contados a partir da interdição.

Com isso, a reabertura ocorreria no último dia 9, mas dois dias depois, em 6 de maio, a prefeitura interditou a planta por mais 15 dias. Na sexta-feira (08/05), o MPT conseguiu restabelecer junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) a interdição por tempo indeterminado do frigorífico.

“Essa instabilidade acomete também os fornecedores e todos que, de forma direta e indireta, se relacionam e dependem do funcionamento dessa unidade. Lamentamos profundamente toda essa insegurança e que não reflete a realidade da unidade em Passo Fundo”, afirma a JBS em nota. No último domingo (10/05), a empresa informou que o frigorífico possuía 47 casos confirmados de Covid-19, dos quais 20 pessoas já estão recuperadas e 27 seguem em tratamento.

saiba mais

JBS anuncia a doação de R$ 700 milhões para o combate ao coronavírus

JBS mantinha funcionários com sintomas de Covid-19 no RS, aponta fiscalização

 
Source: Rural

Leave a Reply