Skip to main content

(Foto: Reprodução/Programa Globo Rural)

 

 

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e a consultoria Markestrat, em parceria com a FEA/USP e FCAV/Unesp, anunciaram na manhã desta segunda-feira (11/5) as novas projeções para a safra de laranja 2020/2021, que deve ser de 287,76 milhões de caixas de 40,8 kg. O volume é 25,6% menor que o da safra 2019/2020, finalizada em 386,79 milhões de caixas, e 12,5% abaixo da média das últimas dez safras.

A produção é referente aos pomares localizados no Estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro e os números são da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) que inventariou 2.557 talhões e 1590 árvores. “A redução da análise em campo, em função da Covid-19 não impactou o resultado geral do levantamento”, afirmou o analista de metodologias da PES, José Carlos Barbosa, da Unesp. Do volume total produzido no Cinturão Citrícola, 267 milhões de caixas são de pomares paulistas e 20,5 milhões de caixas de lavouras mineiras.

De acordo com os coordenadores do PES, a quebra da safra é provocada pela redução do número de frutos por árvore em comparação à safra anterior (característica bienal da cultura, que alterna entre grande e baixa produtividade) e as condições climáticas. As temperaturas muito altas entre setembro e outubro do ano passado prejudicaram a formação de chumbinhos e em abril deste ano atingiram frutos em estágio mais avançado. “A produtividade média por hectare deve ser de 790 caixas por hectare e 1,65 caixa por árvore. Na safra passada, a produtividade média foi de 1045 caixas por hectare e 2,22 caixas por árvore”, anunciou o gerente geral do Fundecitrus, Juliano Ayres.

No inventário, o Cinturão Citrícola terá um total de 174.253 milhões de árvores produtivas nesta safra, um aumento de 0,16% em relação à temporada passada. “As plantas que entraram em produção nesta safra somam maior quantidade do que o total de árvores dos pomares que foram erradicados e abandonados neste novo inventário”, explicou. Essas árvores são as que foram implementadas em 2017. Já os pomares erradicados totalizaram 14.662 hectares e os pomares abandonados somam 3.066 hectares (17.728 hectares).

Com as projeções para a safra 2020/2021 anunciadas hoje, a tendência é que haja um equilíbrio com os estoques de suco de laranja, segundo o coordenador da PES, professor Marcos Fava Neves. “A demanda por suco de laranja está se recuperando, pois devido ao novo coronavírus, a demanda pelo suco de laranja, que é uma bebida natural rica em vitamina C, está em alta”, disse.
Source: Rural

Leave a Reply