Skip to main content

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O Ministério da Infraestrutura publicou nesta sexta-feira (7/5) os editais dos leilões de terminais de celulose no Porto de Santos STS14 e STS14A. O investimento previsto para os dois, juntos, é de R$ 420 milhões. O contrato de concessão terá duração de 25 anos e a previsão é que os ativos sejam leiloados em 28 de agosto.

O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, afirma que a publicação dos editais é o primeiro passo para a implementação de uma nova lógica de otimização do uso de áreas no Porto de Santos. “A nova estratégia do Porto é a clusterização das operações, com ganhos de escalas pela concentração de operações de mesma vocação em áreas específicas do porto”, afirma.

saiba mais

Pandemia afetou logística de contêineres para carnes e frutas, diz consultor da CNA

Militares da FAB cozinham e preparam marmitas para caminhoneiros em SP

 

O terminal STS14, que tem área de 44,5 metros quadrados, será atendido por dois berços localizados no cais público do Macuco, com extensão total de cerca de 1.000 metros. O futuro arrendatário deverá realizar investimentos, como construção de novo armazém e aquisição de pontes rolantes para assegurar o descarregamento ferroviário de uma composição de 67 vagões com 88 toneladas cada, em, no máximo, 8,5 horas, por exemplo.

Já para o terminal STS14A, com área de 45,1 metros quadrados, a exigência é a construção de um novo armazém e investimentos que permitam o mesmo descarregamento ferroviário do outro terminal. O arrendatário deverá custear, também, equipamentos que possibilitem remessa de embarque, do armazém para o cais, de, no mínimo, 25 mil toneladas por dia.
Source: Rural

Leave a Reply