Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Havia muita expectativa para o lançamento do livro “Administre o risco de preços pecuários: Um guia prático para o hedge de sucesso”, escrito por Lygia Pimentel, fundadora e CEO da AgriFatto, empresa de consultoria. Lygia é médica veterinária, economista e consultora para o mercado de commodities.

O lançamento foi concorrido e aconteceu em meados de abril sob a turbulência da pandemia de coronavírus. Quais os motivos para a obra de Lygia, que atua há 13 anos no mercado de derivativos agrícolas, estar sendo tão esperado pelos pecuaristas?

saiba mais

Livro sobre economia agrícola é lançado pela FGV com coedição da Imprensa Oficial

 

É que, com o aperto das margens, administrar o risco de preços se tornou uma questão de sobrevivência nas propriedades, além de consistir em uma das maiores dificuldades apontadas pelos produtores na gestão de negócios.

E a exigência em eficiência não deixa espaço para erros. Assim, é preciso trabalhar com a ferramenta do hedge. Apesar do aumento do pacote tecnológico aplicado nas fazendas, poucas são as empresas rurais que utilizam ferramentas de gestão que promovem a redução do risco de preços, ou o hedge.

Lygia Pimentel, autora do livro (Foto: Divulgação)

 

O livro relata que o risco da pecuária aumentou, e a saída é ganhar em produtividade. Dessa forma, o pecuarista se mostra cada vez mais tecnológico dentro da porteira e tem consciência de que o obstáculo principal está no preço pago pelo seu produto final, algo fora de seu domínio.

Como consequência, cresce entre os empresários rurais da pecuária o interesse pela gestão de risco de preço, ou seja, por buscar formas de controle para mitigar o problema a partir da comercialização antecipada por preço determinado.

Teoria e prática

O livro faz uma importante contextualização histórica dos movimentos de preço na pecuária e, em seguida, apresenta as ferramentas mais utilizadas pelo pecuarista para suas decisões antecipadas de comercialização.

Entre as opções, estão o contrato a termo, o mercado futuro, o mercado de opções e a Cédula de Produtor Rural (CPR), cujas explicações e formas de uso estão detalhadas em capítulos diferentes da publicação.

Em um dos prefácios do livro, o consultor da Athenagro, Maurício Palma Nogueira, afirma que “o hedge, antes considerado ferramenta de diferenciação competitiva, passou a ser uma ferramenta de garantia de sobrevivência usada por todos os estratos de produtores”, e nessa linha, classifica o livro de Lygia como “um divisor de águas endereçado aos pecuaristas”.

Saiba mais

Administre o risco de preços pecuários: um guia prático para o hedge de sucesso

Autora: Lygia Pimentel

Número de páginas: 324

Como adquirir: no site www.agrifatto.com.br/loja
Source: Rural

Leave a Reply