Skip to main content

Bebida obtida a partir da castanha-de-caju pela Embrapa (Foto: Ana Elisa Sidrim/Embrapa)

A Embrapa desenvolveu um “leite vegetal” a partir da castanha-de-caju em que a adição de probióticos –  micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde – foi bem sucedida. O produto vai ao encontro do aumento ds demanda por bebidas não lácteas para quem tem intolerância à lactose ou optam por dietas sem derivados de origem animal.

Com os testes bem-sucedidos, a Embrapa tem buscado parcerias com empresas do mercado para a produção em maior escala. Segundo Laura Bruno, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, os probióticos foram adicionados durante o processo de obtenção do produto para valorizá-lo ainda mais.

saiba mais

Embrapa lança nova variedade de gergelim com foco no mercado gourmet

Cientistas brasileiros sequenciam genoma de fungo que ataca lagartas da soja

 

Além disso, a bebida foi feita de maneira a agregar valor aos pedaços quebrados da castanha-de-caju, já que possui um índice de quebra de 40% durante seu processamento e o valor chega a ser quatro vezes inferior em comparação às amêndoas inteiras.

Assim, o “leite vegetal” é resultado basicamente da trituração da amêndoa com água e açúcar, de forma a obter uma emulsão homogênea e estável, com uso de tratamento térmico, o que acaba resultando na aparência semelhante ao do leite.

Mercado promissor

As bebidas lácteas são pioneiras em adição de probióticos e, hoje, são facilmente encontradas em gôndolas de supermercados no Brasil e no exterior. “Há uma tradição, pois os lácteos foram os primeiros produtos estudados para esse fim. E isso é até natural, já que são bactérias do leite reinoculadas nas bebidas processadas’, explica Laura Bruno.

Logo, a nova bebida a partir da castanha-de-caju mostrou ser uma aposta atrativa com a adição dos probióticos, diante do aumento da demanda por produtos do gênero, fazendo com que a Embrapa e a ciência fomentem pesquisas de produtos alternativos.

saiba mais

Embrapa amplia plataforma digital com dados interativos sobre o Matopiba

 

Um estudo realizado em abril de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostrou que 14% da população brasileira se declara vegetariana e que, em relação à mesma pesquisa realizada em 2012, houve crescimento de 75% do vegetarianismo no país. Atualmente, quase 30 milhões de brasileiros se declaram adeptos dessa opção alimentar.
Source: Rural

Leave a Reply