Skip to main content

De acordo com a CNA, os Conseleites estaduais não estão cumprindo acordos com os pecuaristas (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Os produtores de leite estão preocupados com a falta de cumprimento dos acordos estabelecidos pelos Conseleites estaduais no que se refere ao índice de preço a ser pago ao pecuarista. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apesar de todos os conselhos sinalizarem altas de preço, existem relatos de descumprimento dos acordos. O Conseleite é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite do Estado e de indústrias de laticínios que processam o leite.

A CNA esclarece em comunicado que a metodologia estabelecida pelos Conseleites leva em conta o consumo dos produtos lácteos no mês e os custos de produção do produtor e da indústria. Diante do cenário observado nos últimos meses, os conselhos regionais sinalizam valores de referência em alta ou estáveis para o leite entregue em abril, a ser pago em maio. Entretanto, boa parte dos laticínios apontou redução no preço do leite para pagamento em maio, justificando os efeitos da crise no novo coronavírus.

saiba mais

Indústria de laticínios está preparada em caso de lockdown, aponta Embrapa

Brasil e Arábia Saudita negociam novo acordo para exportação de lácteos

 

Em Minas Gerais, o valor de referência para o leite entregue em abril a ser pago em maio teve alta de 5,62% em relação ao último mês. Em Santa Catarina, a alta foi de 3,8%; no Paraná, 6,75%, enquanto no Rio Grande do Sul a alta foi mais expressiva, 9,79%. Já em Goiás, na Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea, o Índice de Preços de Derivados Lácteos aponta uma variação positiva de 0,18% frente ao mês de março. Em termos de representatividade, a produção desses cinco Estados representa praticamente 70% de todo o leite produzido no Brasil.

A CNA destaca que "o comportamento dessas indústrias em não seguir as tendências sinalizadas pelos conselhos remete a práticas arcaicas de negociação unilateral, que acreditávamos já estarem superadas. Nesse momento de crise sanitária e econômica, o que menos precisamos é de uma crise de credibilidade." Conforme a confederação, "a principal finalidade dos valores de referência mensais é proporcionar ao produtor uma tendência do comportamento do preço do leite, sendo um valor justo para todos os elos da cadeia. Por isso, espera-se da indústria láctea brasileira um posicionamento firme e ético para cumprir o que foi acordado."

A CNA argumenta que a situação do produtor de leite já era crítica antes da pandemia e ficou ainda pior nessas últimas semanas. O preço pago pelo litro de leite ao produtor caiu 5,9% no primeiro trimestre de 2020. Enquanto isso, o custo de produção aumentou 3,18%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP). Com destaque para o preço do farelo de soja, importante componente da ração animal, que teve alta de 23% em relação a fevereiro.
Source: Rural

Leave a Reply