Skip to main content

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

 

A Justiça autorizou a reabertura do frigorífico da JBS em Passo Fundo (RS), interditado após um inquérito do Ministério Público do Trabalho (MPT) apontar o local como foco de contaminação por Covid-19.

Na decisão, o  juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, Luciano Ricardo Cembranel, acatou parcialmente o pedido do MPT e manteve o afastamento dos funcionários da unidade por 14 dias, contados a partir de 24 de abril, data que antecede a interdição.

saiba mais

JBS mantinha funcionários com sintomas de Covid-19 no RS, aponta fiscalização

 

A perícia realizada no frigorífico apontou que havia 78 funcionários afastados com sintomas gripais e, portanto, com suspeita de Covid-19. Entre os casos confirmados, a JBS informou que há 12 trabalhadores com diagnóstico da doença.

“Documentos e evidências apresentados pela empresa comprovaram que foram adotadas rígidas medidas de prevenção para garantir a segurança dos colaboradores”, afirma a empresa, em nota.

Cuidado permanente

A decisão da Justiça também obriga a JBS a verificar os sintomas de Covid-19 entre seus trabalhadores antes do embarque no transporte oferecido pela empresa, devendo impedir que ingresse no veículo pessoas com suspeita da doença.

Em nota, a procuradora do trabalho em Passo Fundo e gerente nacional adjunta do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, do MPT, Priscila Dibi Schvarcz, classificou a decisão como "bem aquém do que o MPT espera e reputa necessário para garantia de um ambiente minimamente seguro aos trabalhadores".

"O MPT espera que a empresa, independentemente de ordem judicial, submeta todos os trabalhadores a testes e a consultas médicas específicas antes de retornar às atividades, a fim de evitar nova onda de contaminações no ambiente de trabalho", conclui a procuradora.
Source: Rural

Leave a Reply