Skip to main content

(Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

A frente fria que prometia altos volumes em algumas regiões do país perdeu força e diminuiu bruscamente as chances de chuva nos próximos dias em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e algumas regiões do Mato Grosso. Por isso, há um grande risco de perdas no milho safrinha em regiões produtoras.

Os Estados, segundo a Rural Clima, não devem receber volumes de chuva suficiente para o desenvolvimento razoável das lavouras e nem uma boa polinização e início de enchimento de grãos.

saiba mais

Estiagem pode frustrar expectativa para o milho safrinha em MS

Produtor reduz oferta e contém queda do preço do milho

 

 

Esses fatores poderão “levar a uma diminuição dos índices de produtividade e consequentemente, diminuir o potencial produtivo no Brasil, cuja produção para a safra 2020 estava sendo estimada em 74 milhões de toneladas”, diz o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.

Demais regiões

A semana deve ser de chuva de pouca intensidade sobre toda a faixa centro-norte do Brasil. Precipitações mais concentradas devem ocorrer sobre o Paraná, Mato Grosso do Sul e na faixa oeste do Mato Grosso.

O frio intenso na metade sul do país deve ocasionar uma geada entre quinta-feira (7/5) e sábado (9/5) em diversos pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

“Essa geada não deverá ser ampla em nem tão pouco de forte intensidade”, informa Santos. Porém, as temperaturas serão bastante baixas, com destaque para a metade sul do Paraná, “podendo se estender sobre alguns pontos da região oeste do PR, principalmente de Cascavel para baixo”, alerta.
Source: Rural

Leave a Reply