Skip to main content

O objetivo do software é diagnosticar problemas nas colheitas com o máximo de antecedência, evitando situações agravantes (Foto: Viviane Zanella)

 

Cientistas desenvolveram um software interativo e gratuito que auxilia no diagnóstico rápido das principais doenças, pragas e questões nutricionais da maçã, do morango e do pêssego. A partir de um sistema de inteligência artificial, o Uzum, nome dado ao software, foi criado pela Embrapa para apoiar técnicos e produtores.

O objetivo é verificar problemas nas colheitas com o máximo de antecedência, evitando situações agravantes. “A rapidez na identificação de um problema na cultura pode ser a salvação para uma grande perda na produção do pomar, minimizando assim os danos”, diz Flávio Bello Fialho, pesquisador em modelagem de sistemas da Embrapa Uva e Vinho.

Criado em 2011, o Uzum Web Uva inspirou o desenvolvimento dessas outras plataformas, agora focadas nessas frutas. Há, também, o Uzum Web Maçã, o Uzum Web Morango e o Uzum Web Pêssego, todos disponíveis gratuitamente no site da Embrapa. Para cada cultura foi selecionado um time de especialistas nas áreas de pragas, doenças e distúrbios fisiológicos.

saiba mais

Agricultura 4.0 cria novos negócios em setores tradicionais do agronegócio

Empresa libera acesso gratuito à tecnologia que monitora lavouras por satélite

 

 

Para Bernardo Ueno, pesquisador da Embrapa Clima Temperado e um dos responsáveis pelo sistema para morango e pêssego, a escolha das fotos e as descrições que compõem o Uzum, reunindo o conhecimento técnico, são uma excelente fonte de informações e consultas.

"Além desse diagnóstico rápido, é importante que em muitos casos haverá a necessidade de um diagnóstico laboratorial e a consulta a um técnico especializado. Só assim teremos o diagnóstico definitivo e a confirmação da  causa do problema e as suas possíveis soluções", afirma.“

Reunimos os especialistas e organizamos uma base de conhecimento, a partir da qual foram definidas regras para processar as respostas do usuário e chegar a um diagnóstico

Flávio Bello Fialho, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho

Como funciona

 

Não é necessário nenhum tipo de cadastro para utilizar a plataforma. Basta acessar o endereço, selecionar a fruteira e concordar com os termos de uso. A partir disso, o usuário responde uma série de perguntas-chave e compara os sintomas do pomar com as fotos-padrão exibidas pelo Uzum. 

Desta forma, chega-se a uma identificação de possíveis causas do problema observado ao terminar o questionário. Após isso, o sistema oferece o acesso às recomendações específicas em uma página informativa, com detalhes dos sintomas, estratégias de prevenção, controle e manejo e lista de links de publicações que fornecem informações adicionais.

Atualmente, o sistema é capaz de diagnosticar 22 distúrbios da maçã, 22 do pêssego e 23 do morango. Esses números estão em constante atualização para expansão da base de dados, a exemplo do Uzum Uva, que hoje já abrange 53 distúrbios.
Source: Rural

Leave a Reply