Skip to main content

Em 2018, o país assumiu compromisso de plantar 10 bilhões de árvores para conter o efeito estufa.(Foto: João Correia Filho/Ed. Globo)

 

Pessoas que estavam ociosas devido à pandemia do novo coronavírus ganharam novo trabalho e fonte de renda no Paquistão. Um programa do governo contratou cerca de 10 mil pessoas para trabalhar no plantio de mudas para a construção de novas florestas no país. A ação faz parte de um plano ousado lançado em 2018 pelo primeiro-ministro Imran Khan de plantar 10 bilhões de árvores em cinco anos no país com o objetivo de ajudar a conter os efeitos das mudanças climáticas.

Os trabalhadores chegam a receber 500 rúpias paquistanesas (cerca de US$ 3,00 ou aproximadamente R$ 15,00) por dia plantando mudas. A quantia seria o suficiente para alimentar suas famílias e ajudar no movimento da economia durante o isolamento social.

Quando a pandemia de coronavírus atingiu o Paquistão, a campanha das 10 bilhões de árvores foi interrompida inicialmente como parte das ordens de distanciamento social adotadas para retardar a propagação do vírus, que já infectou mais de 19.000 pessoas e causou mais de 430 mortes no Paquistão, segundo última atualização.

Porém, no início do mês passado, o primeiro-ministro concedeu uma isenção para permitir que a agência florestal reiniciasse o programa e criasse mais de 63.600 empregos, segundo autoridades do governo.

Para permitir que o trabalho continue, foram implantadas as restrições do isolamento: trabalhadores devem usar máscaras e manter a distância social recomendada uns dos outros enquanto trabalham. Grande parte do trabalho está acontecendo numa área de 15.000 acres (6.000 hectares) de terra perto da capital Islamabad, assim como em outras terras florestais estatais em todo o país. Abaixo, o vídeo mostra detalhes da ação.

 
Source: Rural

Leave a Reply