Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

Pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) mostram que o preço do leite pago ao produtor em abril registrou alta de 0,97% em relação ao mês anterior, chegando a R$ 1,4515 por litro.

Mas os pesquisadores alertam que o resultado reflete o cenário de março, quando não havia forte influência da crise do coronavírus. A queda nas negociações em abril indicam, segundo o Cepea, um "cenário ruim" para o preço do leite que será pago em maio.

saiba mais

Pandemia de coronavírus derruba preços do leite na primeira quinzena de abril

 

Para o centro, o momento é "delicado", pois a diminuição da receita dos produtores em um momento de alta nos custos de produção e próximo ao período típico de entressafra pode resultar em aumento do abate de fêmeas e na saída de produtores da atividade leiteira. 

Menor captação

O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea registrou nova queda de fevereiro para março, de 4,3%, e acumula baixa de 11,5% neste ano. O recuo na captação em março se deve ao clima menos favorável à atividade, com destaque para a estiagem no sul do País.

Por conta da diminuição na oferta no campo, o leite spot (negociado entre indústrias) registrou alta nas duas quinzenas de março, com a média sendo 5% superior à de fevereiro em Minas Gerais.

Efeitos da Covid-19

O Cepea aponta que os impactos do coronavírus começaram a ser observados a partir de 17 de março. A maior procura fez o preço médio do leite UHT registrar alta acumulada de 24,8% no mês. A média mensal de março, de R$ 2,66/litro, ficou 11,4% acima da registrada em fevereiro, em termos reais (deflacionado pelo IPCA de março).

Por outro lado, os pesquisadores indicaram que as dificuldades no escoamento de queijos levaram ao aumento do volume de leite disponível no mercado spot em abril. Em Minas Gerais, o preço médio do leite spot caiu 7,3% na primeira e 11,7% na segunda quinzena.

(Foto: Getty Images)

 

Ao mesmo tempo, a diminuição da frequência das compras pelos consumidores e a redução da renda de muitas famílias impactaram negativamente o consumo de derivados, causando queda nos preços médios do UHT em abril (15,8%) e da muçarela (8,5%). 

A elevada incerteza da atual conjuntura tem impactado a decisão dos agentes em recompor estoques, diz o Cepea, já que não há boas perspectivas para o consumo de longo prazo, devido à diminuição da renda da população.
Source: Rural

Leave a Reply