Skip to main content

De acordo com boletim do governo do Estado, não há previsão de chuvas para os próximos dias em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

O milho safrinha em Mato Grosso do Sul começa a sentir os efeitos da estiagem no Estado, situação que pode frustrar a previsão de supersafra do cereal este ano, informou a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em nota, baseada em dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS). Conforme o boletim do Siga, não há previsão de chuva no Estado para esta semana e nem em 15 dias, contados a partir de ontem (28 de abril).

"Além disso, a chuva de granizo ocorrida na noite de 13 de abril atingiu lavouras de milho dos municípios nas regiões oeste, sudoeste, sul-fronteira e sudeste, concentrando-se nas regiões sul-fronteira e sudeste", diz a nota, com maiores perdas relatadas em Amambaí, Aral Moreira, Bonito, Mundo Novo e Naviraí.

saiba mais

Crise com coronavírus pode adiar abertura de usinas de etanol de milho

Preços do milho podem cair ao menor nível em mais de uma década nos EUA

 

Nesse boletim, diante da situação de imprevisibilidade, os técnicos não incluíram a estimativa de produtividade para o milho, o que constava nos boletins anteriores, baseados na média colhida por hectare na safra passada. Até mesmo a área – 1,977 milhão de hectares, menor em 9,02% em relação à área do ano passado – ainda será confirmada nas próximas duas semanas pelas equipes de campo. Geralmente há um aumento deste valor após a averiguação in loco.

Mesmo que se confirme a área atual, será a segunda maior dos últimos sete anos, perdendo apenas para a área do ano passado, que foi recorde: 2,173 milhões de hectares. Consequentemente, era esperada uma supersafra de milho no Estado neste ano, embalada pelos bons preços do produto no mercado internacional.
Source: Rural

Leave a Reply