Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (29/4), no site da Globo Rural

Ajuda urgente

Usinas da região Centro-Sul do Brasil podem começar a suspender atividades em um período de dez dias a duas semanas, caso o setor não receba a ajuda do governo para superar a crise motivada pelo avanço da pandemia de coronavírus. Foi o que disse o presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Evandro Gussi, nesta terça-feira (28/4), em entrevista transmitida ao vivo pelo Instagram da Globo Rural.

“Sem medidas no curtíssimo prazo, o setor começa a parar suas unidades com prejuízo para toda a cadeia. Toda a lição de casa já foi feita pelo setor, redução de custos, direcionamento de operações. Nossa parte já foi feita”, afirmou Gussi, dizendo que os casos de suspensão de moagem registrados até agora são pontuais e reforçando a urgência que o setor tem de ser atendido por um pacote de ajuda do governo federal.

Coronavírus nos frigoríficos

Com capacidade de abate de até 215 mil animais por dia, a unidade da BRF no município gaúcho de Marau apresentou 18 casos confirmados de Covid-19, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Indústrias de Alimentação (STIA). Questionada pela reportagem, a empresa não confirma as informações. Alegando respeito à privacidade de funcionários e familiares, diz que informa os casos apenas para as autoridades. Dos 18 trabalhadores testados como positivos, quatro já se recuperaram e três continuam internados, informa o Sindicato local. A prefeitura informa que tem sido notificada, mas confirma apenas que dois trabalhadores da empresa foram atendidos no sistema público de saúde.

(Foto: Jason Rosenberg/CCommons)

 

Europeus comprando menos

Relatório da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), divulgado na noite de terça-feira (28/4), apontou queda nas exportações de produtos como carne bovina e frutas do Estado para os países da União Europeia nos primeiros três meses do ano. Os embarques de carne bovina, de acordo com o relatório, foram reduzidos de 24,5 mil toneladas no primeiro trimestre de 2019 para 21,6 mil toneladas no mesmo período deste ano. O grupo de monitoramento agropecuário montado pela SAA aponta como principal fator para a queda a pandemia do novo coronavírus.

Canadenses também

O coronavírus praticamente travou a comercialização de frutas frescas entre Brasil e Canadá, cujos negócios vinham sendo viabilizados em um modelo de parceria entre a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e a Air Canada. Como a exportação é baseada em uma frequência de cargas nos aviões da companhia aérea, os negócios tiveram queda significativa por causa das restrições de voos internacionais adotadas diante da pandemia.

Movimento menor

A queda na demanda por cargas em decorrência da pandemia do coronavírus começa a dar sinais de estabilização. Mesmo assim, o índice ainda é alto: 44,8% entre 20 e 26 de abril, segundo pesquisa da Associação Nacional do Transporte de Cargas (NTC&Logística). Realizado pelo pelo Departamento de Custos Operacionais (Decope), o levantamento semanal com 400 empresas começou a ser feito em 16 de março. Desde então, o índice saiu de 26% até chegar ao pico de 45,2% entre os dias 13 a 19 de abril.

Indústria aberta

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na terça-feira (28/4), um decreto que exige que as instalações de processamento de carne do país permaneçam abertas durante a pandemia de novo coronavírus. Grandes empresas de carne do país tinham paralisado as operações em algumas unidades por causa do aumento do número de funcionários infectados pela doença. O presidente invocou a Lei de Produção de Defesa, uma lei da época da Guerra da Coreia, para manter as instalações abertas, classificando-as como infraestrutura crítica.

(Foto: Divulgação/FAO)

 

América Latina e Caribe

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – Food and Agriculture Organization) alertou nesta quarta-feira (29/4), em seu novo relatório, para as consequências da pandemia do novo coronavírus na América Latina e no Caribe.
A região, que observou uma piora na segurança alimentar nos últimos anos, deve ter aumento da fome e da pobreza. A FAO apela aos governos para que declarem oficialmente a alimentação e a agricultura como atividades estratégicas fundamentais, que requerem atenção e apoio especiais de todos os órgãos do estado, bem como da população em geral.

Importando mais arroz

Embora o cenário internacional esteja favorável para as exportações agrícolas do Brasil, no mercado de arroz tem ocorrido justamente o contrário. No primeiro trimestre deste ano, as importações brasileiras do cereal equivalente em casca somaram 256,3 mil toneladas,
um crescimento de 32,3% na comparação com mesmo período no ano passado. Já as vendas externas do produto nacional caíram 38,2% no mesmo período, para 237,7 mil toneladas.

Tendências para pequenos negócios

Um levantamento online sobre tendências, desafios e oportunidades em agricultura digital realizado pelo Sebrae, em parceria com a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pretende mapear novas tecnologias utilizadas no campo. A intenção é aprofundar o conhecimento e o acesso a essas ferramentas na expectativa de fortalecer pequenos negócios. 

(Foto: Reprodução)

 

Plataforma digital

A Embrapa Territorial, unidade localizada em Campinas (SP), anunciou uma atualização em sua plataforma integrada de dados sobre a produção agropecuária no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Segundo Lucíola Magalhães, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial e coordenadora do projeto de estruturação do Geo Matopiba, a maior disponibilidade de dados tende a viabilizar novos investimentos na área.
Source: Rural

Leave a Reply