Skip to main content

O setor de frutas foi um dos que registraram queda nas exportações para a União Europeia no primeiro trimestre (Foto: Thinkstock)

 

Relatório da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), divulgado na noite de terça-feira (28/4), apontou queda nas exportações de produtos como carne bovina e frutas do Estado para os países da União Europeia nos primeiros três meses do ano. Os embarques de carne bovina, de acordo com o relatório, foram reduzidos de 24,5 mil toneladas no primeiro trimestre de 2019 para 21,6 mil toneladas no mesmo período deste ano. O grupo de monitoramento agropecuário montado pela SAA aponta como principal fator para a queda a pandemia do novo coronavírus.

saiba mais

Brasil abriu mercados para produtos do agro em 23 países desde 2019

Brasil e Arábia Saudita negociam novo acordo para exportação de lácteos

 

De acordo com a Associação Europeia das Cooperativas Agrícolas, o setor de carne bovina europeu foi severamente atingido pela crise e a dificuldade de contenção da pandemia nos países do bloco ainda podem fazer com que o mercado demore mais a reagir.

Já no segmento de frutas, incluindo nozes e castanhas, para a União Europeia, os embarques registraram a queda de 13,8% em valor e 8,4% em volume (em relação ao mesmo período do ano passado), indicou o relatório, que é o quarto divulgado pela secretaria desde o início da pandemia.

Frango

As escalas de abate de aves foram reduzidas em todo o Estado, levando as companhias a renegociarem seus contratos. Mesmo com o reajuste das exportações e a normalização dos mercados na China e Oriente Médio, a comercialização está bastante fraca no mercado interno devido à redução do poder aquisitivo do consumidor e o fechamento de restaurantes e bares.

Suíno

O relatório aponta que a desvalorização do suíno está intensa, pressionando a relação de troca de animais vivos por milho ou farelo de soja para o menor patamar desde setembro de 2018. No entanto, a permissão de retorno das compras de alimentos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem gerado expectativas mais otimistas por parte dos produtores.

Ovos

Durante a quarentena, a oferta de ovos caiu no Estado, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), devido a uma redução do plantel no final do ciclo de postura em 2019. O aumento da demanda por ovos (consequência direta da redução de renda e aumento do desemprego, que fez com que as famílias substituíssem carnes por ovos) deve continuar elevando os preços.

Commodities

De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura, os embarques de soja em grão aumentaram 35% no primeiro trimestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. Já os embarques de farelo de soja caíram 22%, e a soja para biodisel, voltada ao mercado interno, registrou uma redução de 30%. Se o ritmo continuar lento, a oferta de farelo de soja para a União Europeia deve cair mais nos próximos meses, indicou o relatório.

A SAA apontou que as exportações de café para a União Europeia sofreram leve retração nos três primeiros meses de 2020, possivelmente associadas ao fechamento de cafeterias e restaurantes. O mercado de suco de laranja está estável, no entanto, segundo o IEA, a indústria de suco de laranja está pressionando os fornecedores a reverem contratos em plena entressafra, em decorrência dos elevados estoques de suco da safra passada, pressionando as cotações internacionais para baixo.

Leite

A produção de leite iniciou 2020 desacelerada, reduzindo a oferta em 2,1%. Em apoio ao setor, o Ministério da Agricultura (MAPA) sinalizou um orçamento de R$ 130 milhões para o Programa PAA Leite, tendo como prioridade atender a cadeia da região do Nordeste. A medida auxiliará na manutenção da captação do leite por pequenos laticínios que trabalham com agricultura familiar.

Peixes

Para a piscicultura, a comercialização pós-Semana Santa apresentou queda em algumas regiões produtoras de peixes nativos. No entanto, a abertura de um novo canal de comércio de camarões com a Coreia do Sul deve ampliar as negociações externas. Três plantas foram habilitadas para a exportação, medida que irá auxiliar no escoamento da produção de camarão, que teve 80% de seu comércio afetado.

Hortifruti

A Ceagesp mantém seu atendimento estável. Diante das dificuldades sazonais registradas na semana anterior para algumas culturas, foram observadas elevações de preços em produtos como tomate, batata, alho, cebola, mamão, laranja, limão, ovos, entre outros. Passado este período de maior procura, a tendência é que os preços apresentem redução e permaneçam satisfatórios ao consumidor.

Varejo

Segundo o Instituto de Food Service Brasil (IFB), a redução do faturamento de operadores se manteve na faixa de 62% em comparação ao mesmo período de 2019, indicando estabilidade em relação à semana anterior. Embora 65,49% das empresas esteja operando com delivery, drive thru ou take away (quando o cliente pega o produto na porta e leva pra casa), 65,45% tiveram queda de faturamento superior a 70% em março.

Portos

De acordo com o relatório da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, os portos continuam operando normalmente, adotando as medidas de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Source: Rural

Leave a Reply