Skip to main content

(Foto: iStockphoto)

 

O valor de referência do leite no Rio Grande do Sul em abril ficou em R$ 1,3541 o litro, alta de 9,79% em relação a março. Os dados do Conseleite se referem aos primeiros dez dias do mês.

Segundo o presidente da entidade, Rodrigo Rizzo, os números refletem o aquecimento do consumo no período, devido à formação de estoques pelas famílias, e a queda na lactação pelo impacto da seca em mais de 300 municípios gaúchos.

saiba mais

Pandemia de coronavírus derruba preços do leite na primeira quinzena de abril

 

Em nota, Rizzo alertou que a elevação de preços no varejo ainda não se refletiu em ganhos no campo. "Os animais estão produzindo menos, o dólar está em alta, as cotações da soja e do milho tiveram valores elevados, assim como insumos e medicamentos. E, ao abrir os silos para alimentar os animais, verificamos que a qualidade da silagem estocada está ruim", afirmou.

No mesmo comunicado, o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, alertou que as vendas despencaram após esse período e os preços já retornaram a patamares anteriores à Covid-19. A captação de leite no campo foi mantida e os estoques estão altos.

O que se deixou de produzir, os negócios que não ocorreram, os estoques que têm alto custo de manutenção, o leite que precisou ser repassado ao mercado spot e a falta de pagamento por parte de diversos clientes não estão mensurados nos dados do Conseleite e nos colocam em uma situação muito delicada

Alexandre Guerra, presidente do Sindilat

 

O Conseleite remeterá ofícios aos governos estadual e federal com reivindicações do setor lácteo. Para o Estado, ações de enfrentamento da seca no Rio Grande do Sul com apoio financeiro e aquisição pública de alimentos. Para a União, a urgência é em relação à liberação de PIS Cofins às indústrias e agilidade na operacionalização dos recursos anunciados.
Source: Rural

Leave a Reply