Skip to main content

 

Boa noite! Veja as principais notícias do agro nesta terça-feira (28/4).

Coronavírus nos frigoríficos

(Foto: Globo Rural)

 

A  interdição de um frigorífico da JBS em Passo Fundo (RS), por causa de contaminações de coronavírus, reflete uma situação que se repete Brasil afora e preocupa indústria e trabalhadores. Globo Rural apurou que há casos suspeitos e confirmados em pelo menos sete frigoríficos em três Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Soja em alta, milho em queda

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed. Globo)

 

Com o dólar na casa dos R$ 5,50 no Brasil, os produtores de soja não perdem tempo para garantir negócios e dinheiro no bolso. Segundo o Cepea, 80% da safra atual já está comprometida. O bom preço ainda devem fazer as exportações baterem recorde no mês. Já o milho segue caminho oposto. Em um mês perdeu 20% do valor, principalmente pela demanda enfraquecida.

Mercados do agro

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O Brasil conseguiu abrir mercados para produtos do agronegócio em 23 países de janeiro de 2019 até março deste ano, fortalecendo a diversificação das exportações do setor. A informação está em levantamento da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), com base em informações das missões oficiais do Ministério da Agricultura (Mapa).

Previsão do tempo

(Foto: Getty Images)

 

Enquanto há previsão de instabilidade e pabcadas de chuva na metade sul, oeste e norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina até quinta-feira (30/4), deve haver chuva na faixa norte das regiões Norte e Nordeste. Já no Sudeste, o tempo segue seco e a semana terá sol forte. Confira a previsão do tempo completa.

Sucroenergético pede apoio

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), André Rocha, avalia que a crise no setor, provocada pela pandemia de coronavírus, é a maior desde a criação do Programa Nacional do Álcool (Próalcool) e afirmou que a expectativa é de que o anúncio de medidas de auxílio pelo governo ocorra o mais rápido possível.

Preço do leite

(Foto: iStockphoto)

 

O valor de referência do leite no Rio Grande do Sul em abril ficou em R$ 1,3541 o litro, alta de 9,79% em relação a março. Os dados do Conseleite se referem aos primeiros dez dias do mês. Segundo a entidade, os números refletem o maior consumo e a queda na lactação pelo impacto da seca. Mas a alta de preço ainda não se refletiu em ganhos no campo.

AgroAtóxico

(Foto: Divulgação)

 

Duas adolescentes paranaenses engajadas em reduzir o consumo de agrotóxicos entre os pequenos produtores criaram um composto com efeito de pesticida para substituir produtos químicos no cultivo de hortaliças. O projeto AgroAtóxico foi premiado na edição deste ano da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2020).

Peste suína

(Foto: Editora Globo)

 

Após o controle da pandemia do novo coronavírus na China, a peste suína africana está reaparecendo no país e afetando os rebanhos de suínos, dos quais cerca de 120 milhões de animais foram dizimados pela doença no ano passado. Novos casos da infecção não eram constatados desde meados de novembro de 2019, segundo autoridades chinesas.
Source: Rural

Leave a Reply