Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

Os impactos do coronavírus sobre o mercado mundial de proteína animal devem se perdurar até 2021, segundo avaliação do banco holandês Rabobank.

Em relatório divulgado nesta segunda-feira (27/04), a instituição financeira estima que a economia mundial sofrerá uma contração de 2,6% este ano, com impactos semelhantes ao da crise financeira de 2008 sobre a economia dos EUA e da Europa.

saiba mais

Ciclo de alta na pecuária deve durar mais dois anos, avalia Scot

Baixa liquidez eleva estoques de carne de frango nos frigoríficos

 

O Rabobank lembra, ainda, que a crise do coronavírus tem particularidades comparada a outros episódios de desaceleração econômica, quando os impactos maiores sobre o setor de proteína animal foram observados mais nos preços do que na demanda em si.

“Isso ocorre porque o desconto geralmente é necessário quando a confiança do consumidor é baixa, a fim de estimular a demanda diante de um volume de produção que não pode ser facilmente alterado”, explica.

Desta vez, porém, a situação é diferente. O fechamento de bares, restaurantes e escolas impactou severamente a demanda. A Organização Mundial do Comércio prevê uma queda no comércio internacional de 13% a 31% no ano, com forte recuperação em 2021.

De qualquer forma, a prolongada incerteza entre os consumidores e o comércio devem impedir a recuperação dos serviços de alimentação mesmo após as medidas de isolamento social

Relatório do Rabobank

 

Preços em queda

Ainda de acordo com a instituição financeira, a redução do emprego também deve afetar o setor. O Rabobank avalia que, se as medidas de isolamento social se encerrarem no segundo trimestre, é possível que o mercado de trabalho se recupere antes do final do ano.

Até lá, as perspectivas são de queda de preços nos principais países exportadores, o que inclui o Brasil. Em Santa Catarina, o Indicador Cepea/Esalq para o suíno vivo acumula desvalorização de mais de 30% este mês. Para o frango congelado negociado em São Paulo, essa queda foi de 16,5% no mesmo período. 

“O futuro dos negócios é influenciado pela duração e pela recorrência da pandemia. Considerando a dependência da recuperação nos canais de foodservice, acompanhada pela recuperação do mercado de trabalho, e a necessidade de recuperação do comércio, atualmente vemos uma demanda por proteína animal abaixo das expectativas durante 2020 e início de 2021”, avalia o banco holandês.
Source: Rural

Leave a Reply