Skip to main content

 

O Ministério da Agricultura (Mapa) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) criaram uma cartilha com medidas de higiene para o período de colheita, no transporte e no alojamento dos trabalhadores.

O documento reúne 35 orientações alinhados com as diretrizes do Ministério da Saúde, para assegurar a saúde das pessoas envolvidas na colheita de produtos vegetais.

saiba mais

Secretaria de Agricultura de São Paulo lança manual de boas práticas aos consumidores finais

Governo define lista de orientações para prevenir coronavírus nas feiras

 

Na cartilha, as sugestões englobam conceitos básicos de como lavar as mãos com água corrente e sabão líquido até orientações do uso de equipamentos de proteção individual.

O manual também possui algumas dicas específicas sobre as atividades desempenhadas, como ampliar o período de colheita, separar os colhedores por carreiras, fazer revezamento de turnos no transporte dos trabalhadores do campo, quando possível.

Cuidado permanente

Uma das principais dicas da cartilha é a higiene redobrada de superfícies, já que o vírus permanece durante horas ou até dias, a depender do material, temperatura e umidade do ambiente.

O documento ressalta que, por se tratar de recomendações, “não impõe regras e visa unicamente consolidar diretrizes já estabelecidas e o incremento de higienização durante atividade de colheita de produtos vegetais”.
Source: Rural

Leave a Reply