Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

Em uma medida para salvar a economia dos efeitos provocados pelo coronavírus, o Líbano aprovou a liberação do cultivo de maconha para fins medicinais. A produção, que começa a ser legalizada a partir desta semana, deverá injetar cerca de US$ 1 bilhão por ano na economia libanesa, segundo estudos preliminares da consultoria McKinsey.

A economia do país do Oriente Médio já vinha despencando antes mesmo do isolamento social imposto pela Covid-19, reflexo de sucessivos anos de descontrole nos gastos públicos. A libra libanesa sofreu uma desvalorização de 50% em relação ao dólar desde janeiro, a maior queda da história.

saiba mais

Venda de produtos à base de cannabis é liberada no Brasil a partir desta terça

 

A notícia da nova legislação pegou muitos países da região de surpresas, já que o consumo de bebida alcoólica e o uso de substâncias ilegais são considerados transgressões religiosas graves. A medida foi aprovada pelo Parlamento libanês, que conta com vários membros do Hezbollah, um grupo xiita ultra conservador.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Líbano é um dos cinco maiores produtores mundiais da substância. A planta é cultivada, ilegalmente, no Vale do Bekaa, no leste do país, perto da fronteira com a Síria, principal destino da droga libanesa, além da Jordânia.

 

Produto no Brasil

 

Nesta quarta-feira (22/4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do primeiro produto à base de maconha no Brasil. Trata-se de um medicamento composto de canabidiol e concentração inferior a 0,2% de THC, substância da maconha com efeitos psicotrópicos. 

O fitofármaco, produzido pela empresa Prati-Donnaduzzi, só pode ser vendido nas farmácias com prescrição médica. Em dezembro do ano passado, a agência aprovou resolução para permitir registro de produtos à base de cannabis no Brasil.
Source: Rural

Leave a Reply