Skip to main content

 

 

Boa noite! Veja as principais notícias do agro nesta quinta-feira (23/4).

Etanol recorde

(Foto: Globo Rural)

 

O Brasil alcançou a sua maior produção de etanol da história na safra 2019/2020. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira do biocombustível a partir de cana-de-açúcar e do milho chegou a 35,6 bilhões de litros, aumento de 7,5% sobre a safra 2018/2019.

Menos algodão

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

As dificuldades trazidas pela crise do coronavírus podem levar o Brasil a reduzir em até 40% a área plantada com algodão na próxima safra. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio. Segundo ele, a falta de liquidez atual traz incerteza e pode levar o produtor a migrar para soja ou milho.

Churrasco menos nobre

(Foto: Chun Kit To/CCommons)

 

Os efeitos da desaceleração da economia após as medidas de contenção da Covid-19 já começam a interferir na escolha de carnes para o churrasco do brasileiro. Segundo a Scot Consultoria, o preço médio dos cortes traseiros, considerados mais nobres, registra queda de 5,5% neste mês. Já os cortes dianteiros, menos nobres, têm alta de 2,2%. 

Preço do arroz em alta

(Foto: Irga/Divulgação)

 

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) aponta que o preço do arroz em casca segue em alta no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional onde foram colhidas 81% da área cultivada até a semana passada. Segundo os analistas, a demanda segue firme em parte do mercado interno, assim como o interesse pela exportação.

Escassez de suínos

(Foto: Ernesto de Souza/Ed.Globo)

 

A combinação entre queda de preços, provocada por uma demanda vacilante em tempos de coronavírus, e aumento dos custos de produção podem levar a uma escassez de de suínos no mercado interno no longo prazo. Segundo o pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino, a relação de troca do suíno com o milho já é a pior em dois anos, o que tende a desestimular a produção em tempos de recessão e incertezas com a economia.

Juros do Plano Safra

(Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) concordar com as propostas da entidade para o Plano Safra 2020/21, mas que depende do aval da equipe econômica do governo quanto a alguns pleitos. "Concordo que temos que reduzir as taxas de juros para todos. Os juros aplicados hoje são incompatíveis ", afirmou ela, segundo a Contag.

Auxílio emergencial

(Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

 

A expansão do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores autônomos e informais foi aprovada pelo Senado e vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. Os senadores aprovaram por unanimidade o substitutivo da Câmara ao projeto de lei 873/2020, que inclui entre os beneficiários, agricultores familiares e pescadores artesanais.

Digite o Intertítulo

(Foto: Reprodução/Facebook)

 

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lançou uma campanha para reconhecer e agradecer todos os trabalhadores da cadeia de alimentos, incluindo os agricultores, que seguem trabalhando em meio à pandemia de coronavírus. O tributo, que conta com grandes artistas da América Latina, foi intitulado “Homenagem da música popular àqueles que trabalham dia a dia para que os alimentos cheguem a nossas mesas”.

Maconha contra a crise

 

(Foto: Thinkstock)

 

Em uma medida para salvar a economia dos efeitos provocados pelo coronavírus, o Líbano aprovou a liberação do cultivo de maconha para fins medicinais. A produção, que começa a ser legalizada a partir desta semana, deverá injetar cerca de US$ 1 bilhão por ano na economia libanesa, segundo estudos preliminares da consultoria McKinsey.
Source: Rural

Leave a Reply