Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta terça-feira (21/4), a incerteza sobre o mercado de milho, na análise do consultor Steve Cacchia. Produções de azeitonas da Europa é atingida por praga e Brasil fica em alerta. O coronavírus deve provocar redução na área plantada com hortaliças. Um acarta enviada pela Coalizão Brasil – Clima, Florestas e Agricultura, assinada também pelo presidente da Abag, pede que a MP 910, que trata da regularização fundiária, não seja pautada para votação no Congresso. E no CBN Agronegócios, os efeitos da queda no preço do petróleo sobre o agronegócio.

Segurança alimentar

Os ministros da Agricultura dos países do G20 anunciaram, nesta terça-feira (21/4), um compromisso de atuar em conjunto e adotar ações concretas que garantam a a segurança alimentar durante a pandemia de coronavírus. Em comunicado oficial, divulgado depois de uma videoconferência, as autoridades reconhecem o desafio de se reduxir os riscos relacionados ao Covid-19 ao mesmo tempo em que se trabalha para manter em funcionamento as cadeias de suprimento de alimentos. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ciriticou a adoção de subsídios e defendeu a necessidade de se levantar barreiras comerciais que podem afetar o abastecimento de alguns países.

Regularização fundária

A Medida Provisória 910, que trata da regularização fundiária no Brasil, vai contra a boa gestão territorial e traz graves impactos sobre o combate à ilegalidade. A avaliação é da Coalizão Brasil – Clima, Florestas e Agricultura, em carta aberta enviada aos presidentes da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). O documento também foi assinado pelo presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcelo Britto.

(Foto: Globo Rural)

 

O petróleo e o agronegócio

A queda nos preços do petróleo a patamares jamais vistos agrava a crise do setor de cana-de-açúcar no Brasil. Com o isolamento da população, houve queda no consumo de combustíveis e os preços do etanol não param de cair no país. Segundo levantamento do Cepea, de fevereiro a abril, o etanol acumula queda de 35%. O preço saiu de uma média de R$ 2,12 para R$ 1,38. Antes da crise de saúde, o setor sucroenergético brasileiro esbanjava otimismo e projetava um ano de ouro com medidas de estímulo aos combustíveis renováveis. Em pouco tempo, o cenário mudou totalmente e agora a indústria pede socorro.

Incerteza no milho

O milho brasileiro está em uma posição relativamente favorável, apesar dos efeitos da pandemia de coronavírus sobre o mercado global. Enquanto os preços na Bolsa de Chicago (EUA) se mantêm pressionados e em níveis historicamente baixos, a valorização do dólar em relação ao real tem ajudado a dar suporte às cotações internas. Mas o momento é de incerteza e requer atenção, afirmou, nesta segunda-feira (20/4), o consultor de mercado Steve Cacchia, em entrevista concedida no perfil da Globo Rural no Instagram.

Praga nas oliveiras

Uma das principais culturas do sul europeu, o azeite de oliva, está sob pressão devido à síndrome do declínio rápido da azeitona, causada pela bactéria Xylella fastidiosa subsp. pauca, que já matou milhões de oliveiras na Itália, Espanha e Grécia. Os três países respondem por 95% da produção europeia de azeite de oliva. Estima-se que cerca de 17% das áreas de produção de oliva na Itália estejam infectadas. No Brasil, a doença é monitorada por pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), autarquia da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

(Foto: Pixabay)

 

Menos área com hortaliças

A queda na demanda por conta da pandemia de coronavírus deve levar a uma diminuição da área plantada com hortaliças. À Globo Rural, um agricultor do interior paulista, informou que está cortando de dez para três hectares sua lavoura e chegou a dispensar um de seus fornecedores de sementes.

GR no Whatsapp

A partir de agora, os leitores da Globo Rural poderão receber informações exclusivas do agro, além das principais notícias do dia, em primeira mão pelo whatsapp. O acesso ao serviço é gratuito e para participar basta clicar neste link, adicionar a Globo Rural à sua agenda de contatos e enviar um “olá” pelo whats. O número da Globo Rural é +55 21 98889-5027

 
Source: Rural

Leave a Reply