Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta quinta-feira (16/4), a União da Indústria deCana-de-açúcar (Unica) divulgou nota corrigindo números do resultado da safra 2019/2020. E junto com entidades representativas do setor, pediu urgência ao governo na adoção de medidas de apoio em meio à pandemia de coronavírus. Em escala global, o confinamento de gado deve chegar a 60 milhões de animais, de acordo com a empresa DSM, mas, no Brasil, o viés é de queda no volume de animais no cocho, de acordo com a consultoria INTL FCStone. No Rio Grande do Sul, os produtores poderão parcelar o crédito de custeio.

Correção

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) divulgou, nesta quarta-feira (15/4), uma nota corrigindo números apresentados no dia anterior relativos à safra 2019/2020, encerrada no dia 31 de março deste ano. A moagem de cana foi de 590,36 milhões de toneladas, com uma produção de 26,76 milhões de toneladas de açúcar e 33,26 bilhões de litros de etanol (23,31 bilhões de litros do hidratado e 9,95 bilhões do anidro). Anteriormente, no relatório em que apresentou os número finais da temporada 2019/2020, na terça-feira (14/4), a Unica havia reportado um processamento total de 589,90 milhões de toneladas de cana. A partir desse volume, foram produzidos 26,73 milhões de toneladas da commodity e 33,24 bilhões de litros do biocombustível.

(Foto: Globo Rural)

 

Apoio urgente

Entidades representativas da cadeia sucroenergética de todo o país enviaram ao governo documento no qual sugerem medidas emergenciais que, se adotadas em conjunto, permitirão a sobrevivência do setor. A instituição de um programa de warrantagem (uso de produto como garantia em empréstimo), a isenção temporária da carga tributária federal aplicada ao etanol hidratado (PIS/Cofins) e a restituição da competitividade do etanol, também temporariamente, via incremento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) são as reivindicações do setor.

Confinamento no mundo

A engorda de bovinos sob confinamento no mundo alcança atualmente cerca de 60 milhões de cabeças ao ano, disse nesta quinta-feira (16/4), o diretor global de inovações da área de ruminantes da holandesa DSM, Luis Fernando Tamassia, no webinar Simpósios DSM de Confinamento 2020 – Tecnologias. Segundo ele, os Estados Unidos, um dos países mais importantes nesse tipo de produção de bovinos, confinam entre 20 milhões e 25 milhões de animais em dois giros no ano. No Brasil, o confinamento está em estimado em 5,2 milhões e 5,5 milhões ao ano.Tamassia citou, ainda, a Argentina, com confinamento de 6,5 milhões a 7 milhões de bovinos e os países da Europa, que colocam 20 milhões de animais sob engorda intensiva a cada ano. Há também a Austrália, com cerca de 3,5 milhões de cabeças ao ano.

Confinamento no Brasil

Com o avanço global do coronavírus e o aumento dos custos de produção, puxados pela valorização do dólar e do milho, as perspectivas de confinamento bovino no Brasil assumiram “viés de queda”, segundo a analista da FCStone, Marina Malzoni, durante apresentação da consultoria, nesta quinta-feira (16/04). “Ainda podemos ver uma redução no confinamento, o que pode dar algum suporte às cotações no segundo semestre”, avalia Malzoni.

De acordo com o indicador Esalq/BM&FBovespa, o preço médio do bezerro nelore macho desmamado com idade entre 8 e 12 meses atingiu R$ 1880,13/cabeça, maior valor nominal da série histórica do Cepea, iniciada em 2000. No ano, o animal acumula valorização de mais de 22%, acompanhando a alta do milho no mercado interno brasileiro. O preço do grão, assim como o do bezerro, encontra-se em patamares recordes, cotado acima de R$ 60 a saca no início deste mês.

(Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo)

 

Risco à produção

A BRF vê risco de reduzir a atividade com o avanço da pandemia de coronavírus. O CEO da empresa, Lorival Luz, afirmou, no entanto, que “ainda não” houve ajuste de produção e que as plantas industriais da empresa estão operando em plena capacidade e com baixo nível de absenteísmo, à medida que têm sido adotadas medidas de segurança para evitar a contaminação de funcionários nos ambientes de trabalho.

“Digo ainda não porque a gente não consegue prever o dia de amanhã. Não é impossível, e, até pela experiência que a gente está vendo nos Estados Unidos, a gente pode ter algum nível de contaminação em alguma dessas plantas, que faça com que a gente tenha que reduzir, eventualmente, a velocidade da linha e isso pode trazer um impacto”, afirmou, em vídeoconferência da Necton Investimentos, na quarta-feira (15/4).

Adiando a compra

A compra de 7 mil toneladas de alimentos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), prevista para esta quinta-feira (16/4), foi adiada para o próximo dia 24. "O motivo é a necessidade de ajustes legais e adequações técnicas relativas às operações", disse a estatal, em nota. A ação tem como objetivo a formação de cestas básicas em apoio às populações em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia de coronavírus. Com a alteração na data, foram estabelecidos novos prazos para a entrega dos produtos.

Hortaliças

O avanço do coronavírus no Brasil em março, causando corrida aos supermercados seguida de queda na demanda, afetou a dinâmica do mercado de frutas, legumes e verduras do país. O resultado disso é o aumento nos preços para o consumidor. A conclusão é do relatório mensal Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (16/4) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

(Foto: Reprodução)

 

Tecnologia contra a pandemia

Pesquisadores e técnicos da Embrapa Acre estão usando tecnologias de geoprocessamento para monitorar a produção agropecuária para ajudar a mapear a evolução da pandemia de coronavírus no Estado. A partir de informações do Departamento de Vigilância em Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), são gerados mapas diários com a distribuição dos casos por bairro da capital Rio Branco e de outros municípios do Estado.
Source: Rural

Leave a Reply