Skip to main content

(Foto: Reprodução)

 

Pesquisadores e técnicos da Embrapa Acre estão usando tecnologias de geoprocessamento para monitorar a produção agropecuária para ajudar a mapear a evolução da pandemia de coronavírus no Estado.

A partir de informações do Departamento de Vigilância em Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), são gerados mapas diários com a distribuição dos casos por bairro da capital Rio Branco e de outros municípios do Estado.

saiba mais

Especial coronavírus: os impactos da pandemia no agro do Brasil

 

“Além de estar na vanguarda das mais avançadas tecnologias, a Embrapa demonstra, com esse apoio à população, o seu compromisso social. Isso é valioso neste difícil momento pelo qual todos passam”, afirma o secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene.

As informações permitem aos órgãos locais de saúde acompanharem a evolução da Covid-19 e traçar medidas territoriais de controle. Os dados que subsidiam os boletins diários dos órgãos públicos são feitos a partir do sistema de informações geográficas (Geographic Information System, GIS) associado à base cartográfica da área urbana.

Uso na agropecuária

Os sistemas de informações geográficas são ferramentas muito usadas no setor agropecuário, especialmente na elaboração de zoneamentos agrícolas. As tecnologias foram desenvolvidas originalmente para produzir, gerenciar, compartilhar e analisar dados espaciais como instrumentos de ordenamento e gestão territorial.

Nos zoneamentos pedoclimáticos (solo e clima) ou agroclimáticos (requerimentos da cultura em relação a questões climáticas), por exemplo, os estudos visam gerar informações sobre as áreas mais adequadas para cultivos agrícolas e atividades pecuárias e florestais, considerando aspectos de solo e clima, conforme exigências da cultura ou forrageira.

Os zoneamentos são tecnologias inclusivas e podem se converter estrategicamente em política pública nas diferentes esferas de gestão. São importantes para a tomada de decisão sobre plantio e manejo das culturas, de acordo com os padrões tecnológicos utilizados

Eufran do Amaral, chefe-geral da Embrapa Acre

O chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran do Amaral, explica que o zoneamento permite recomendar melhor utilização da terra, ter maior expectativa do retorno agropecuário e mais efetividade na concessão de crédito, uma vez que diminui os riscos da produção.
Source: Rural

Leave a Reply