Skip to main content

 

 

O monitoramento de mercado realizado pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) constatou que os preços do suíno vivo seguem em forte queda na maioria das praças abrangidas pelo levantamento.

Segundo os pesquisadores, as baixas no mercado independente (criadores não integrados às indústrias) ocorrem por conta da procura desaquecida pela carne, que está inferior à oferta. “A indústria, que, de modo geral, tem trabalhado com produção reduzida, compra menos lotes de suínos no mercado independente.”

A levantamento do Cepea mostra que no acumulado de abril o suíno se desvalorizou 20,3% na região denominada SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), chegando a R$ 4,21/kg na quarta-feira (15).

Os cálculos do Cepea apontam que em relação aos insumos, embora as cotações também tenham enfraquecendo nos últimos dias, a desvalorização do suíno tem sido mais intensa, pressionando a relação de troca atual de animal vivo por milho ou por farelo de soja para o menor patamar desde setembro de 2018.
Source: Rural

Leave a Reply