Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta quarta-feira (15/4), a plataforma digital lançada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para conectar produtores e o comércio. Especialistas avaliam que, apesar das restrições de consumo impostas pela pandemia de coronavírus, a peste suína africana na China seguirá dando sustentação à demanda global por carne. Cuidados, vendas e logística diante da pandemia são as principais preocupações dos produtores rurais.

Plataformas digitais

Plataformas virtuais que conectam produtores rurais e consumidores são trunfos do agronegócio para garantir o escoamento da produção em meio à pandemia de coronavírus, especialmente de alimentos perecíveis. Uma delas foi lançada nesta quarta-feira (15/4) pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A ideia é aproximar pequenos agricultores, cooperativas, supermercados e empresas de logística. O sistema, chamado de Comércio Eletrônico, começa a operar na próxima semana, mas os interessados em participar já podem fazer o cadastro.

Dúvidas pelo Whatsapp

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento, produtores rurais em todo o país tem usado canais digitais via WhatsApp disponibilizados por entidades setoriais e associações para solucionar problemas durante a quarentena. Entre as principais dúvidas, estão escoamento da produção em meio à restrição da circulação de veículos, medidas sanitárias para o trato com os produtos, alternativas de crédito rural e a comercialização dos alimentos aos consumidores.

(Foto: Jason Rosenberg/CCommons)

 

Exportação de frutas

As exportações de frutas brasileiras caíram 2% no primeiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). No período, mais de 234 mil toneladas de frutas foram embarcadas. Enquanto a procura por algumas cresceram, como abacate (126%), maçã (56%) e limão (46%), houve redução na exportação de laranja (58%), uva (44%), manga (23%) e melão (8%).

Crédito para o etanol

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético encaminharam um ofício para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com reivindicações emergenciais para minimizar os problemas do setor de etanol causados pela pandemia de coronavírus. Dentre as medidas, a principal, defendida pelo presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), é uma linha de crédito de R$ 9 bilhões. "O setor de biocombustível no Brasil é incentivado para produzir combustível limpo e renovável. É uma política acertada que precisa ter seus preços mínimos pagos para o setor", disse em nota da entidade.

Cobrança por água

A cobrança pela captação de água bruta em rios e reservatórios da União está suspensa pelos próximos quatro meses, de acordo com uma decisão tomada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas (ANA) em 6 de abril. A medida, que parte do esforço contra os impactos da pandemia de coronavírus, acaba beneficiando indústrias, produtores rurais e irrigantes, que têm concessão para captação da água bruta – não tratada e não distribuída por empresas de saneamento.

Ajuda na seca

Produtores de 149 municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe terão o pagamento integral do benefício da Safra 2018/2019 disponibilizado ainda em abril. A antecipação do pagamento do Garantia-Safra beneficiará 120.267 unidades familiares e foi motivada pelo estado de calamidade pública e pelas medidas de enfrentamento da propagação da pandemia do coronavírus, informou o Ministério da Agricultura.

(Foto: Public Domain/ Creative Commons)

 

Composição de dívidas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu ao Ministério da Economia a prorrogação, de 30 de abril para 30 de outubro, do prazo para manifestação de interesse dos produtores rurais em compor suas dívidas. A assessora técnica do Núcleo Econômico da CNA, Carolina Nakamura, explica que, desde a divulgação da Resolução 4.755, de outubro de 2019, as instituições financeiras aguardavam a publicação de uma portaria do Ministério da Economia autorizando o pagamento de equalização das taxas de juros para as operações.

Vacinação contra a gripe

Começa nesta quinta-feira (16/4) a vacinação contra a gripe para caminhoneiros e trabalhadores portuários, incluídos como grupos prioritários na campanha nacional. Em nota, o Ministério da Infraestrutura informa que a campanha para esses profissionais vai até o dia 9 de maio, quando será iniciada a terceira etapa de imunização.

Importação de cebolas

As restrições impostas aos produtores argentinos de cebola, somadas a um dólar 30% mais alto neste ano, têm restringido as importações brasileiras do produto. No primeiro trimestre, foram compradas 14,14 mil toneladas, volume 56,45% inferior a igual período de 2019. Com uma produção nacional prejudicada por problemas climáticos, as perspectivas não são animadoras para o consumidor. A situação só deve melhorar no segundo semestre, quando iniciar a colheita do Centro-Oeste e do Sudeste do país.
Source: Rural

Leave a Reply