Skip to main content

(Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a pandemia de coronavírus abre uma grande oportunidade para o Brasil no mercado internacional. Uma das provas disso é o aumento nas exportações, que devem, segundo ela, atingir recorde em abril.

"Em março, tivemos um recorde de exportação, chegando a US$ 9,2 bilhões. E, em abril, pelo acompanhamento diário que temos feito, devemos ultrapassar isso", afirmou a ministra, em entrevista ao CBN Agronegócios, da Rádio CBN, nesta terça-feira (14/4).

saiba mais

Estamos trabalhando para antecipar Plano Safra 2020/21, diz ministra da Agricultura

 

Tereza Cristina apontou a recuperação da China como importante neste processo, visto que o país asiático corresponde a 34% das exportações do agro brasileiro. "O Brasil tem uma grande oportunidade, como grande produtor e parceiro confiável que é não só da China, mas de 160 países", ressaltou.

Apesar de admitir problemas "pontuais" na logística, como a falta de contêineres para exportar, a ministra destacou que agora "as coisas estão fluindo" e que esta situação está "praticamente estabilizada".

 

De olho na China

Ela admitiu que a retomada das negociações entre Estados Unidos e China pode reduzir a compra de soja brasileira pelo país asiático, mas ponderou que o Brasil tem fechado parcerias importantes com outros países recentemente, como Egito e Arábia Saudita.

A ministra ainda apontou que, diante da pandemia, as exigências de sanidade animal vão aumentar, e garantiu que o Brasil está preparado para isso. "Vai haver modificações severas na qualidade dos alimentos que os países consomem, e isso pode ser uma oportunidade para o Brasil", salientou.

Apoio ao campo

Tereza Cristina ainda ressaltou que o Plano Safra deve estar pronto em maio e admitiu a intenção de antecipá-lo para ajudar o campo. E frisou as medidas que o governo anunciou para o setor, como prorrogação de financiamentos e garantia de abastecimento de alimentos.
Source: Rural

Leave a Reply