Skip to main content

Maior movimentação nas cidades levou à recuperação de parte da demanda por gasolina e etanol (Foto: Eduardo Otubo/CCommons)

 

O CEO da BR Distribuidora, Rafael Grisolia, afirmou, nesta segunda-feira (13/4), à agência de notícias Reuters que a demanda por diesel no Brasil teria caído ainda mais se não fossem a colheita da produção de grãos e a movimentação da safra agrícola pelo país. Segundo ele, no início da crise provocada pela pandemia de coronavírus, a procura pelo combustível ficou estavel durante uma semana, mas já caiu 20% em relação aos níveis anteriores ao do avanço da pandemia no Brasil.

“A nossa leitura é que nas rodovias todo o transporte de cargas… a movimentação de safra está acontecendo, mas o que está afetando é a menor movimentação dos transportes públicos”, disse Grisolia, à agência.

saiba mais

Setor de açúcar e etanol inicia safra nova com baixa demanda e incerteza sobre preços

Março começa a mostrar efeitos da pandemia sobre o mercado de etanol, diz Unica

 

O executivo disse ainda que notou uma melhora na demanda por gasolina e por etanol, em função de uma recente movimentação maior nas cidades, mesmo com as restrições e quarentenas impostas por governos estaduais e municipais. Ainda assim, as quedas em comparação com os níveis pré-crise são de 30% e de 35%, respectivamente.

“O fato é que a queda inicial de 60% tinha sido bem alta, e nos dois ou três últimos dias verificamos um retorno de aproximadamente 30% desta queda, que estamos inicialmente associando a uma maior movimentação nos centros urbanos, como temos acompanhado pelas notícias”, disse ele.

A BR Distribuidora detém pouco mais de 25% do mercado de combustíveis no Brasil. Ele disse que a empresa tem adotado a posição de flexibilizar as negociações com fornecedores e clientes. Negou, no entanto, que a empresa tenha adotado cláusula de força maior em contratos e que tem buscar negociar, especialmente com fornecedores de etanol e de biodiesel.
Source: Rural

Leave a Reply