Skip to main content

A tendência para a semana é que a chuva se concentre muito mais sobre a metade norte do Brasil do que a metade sul (Foto: CCommons/Pexels)

 

A semana tende a ser de grande volume de chuva para muitas regiões produtoras do país. Nesta segunda-feira (13/4), um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai deve trazer chuva ao sul do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul, amenizando os efeitos da seca, informa a Rural Clima.

O mesmo sistema deve ocasionar pancadas isoladas sobre grande parte das regiões produtoras de Mato Grosso, Goiás e faixa leste de Minas Gerais. Ao longo do dia, áreas de instabilidade avançam pela região central da Argentina levando chuva a vários pontos, como Argentina, Uruguai e extremo sul do RS.

saiba mais

Agro é o setor menos afetado pela pandemia, diz presidente da Bancada Ruralista

RS já colheu 73% da soja e 76% da área plantada de milho

 

A partir de terça-feira (14/4), essas áreas de instabilidade, associadas à passagem de uma frente fria, levarão chuva generalizada sobre grande parte das regiões produtoras do Brasil, “com destaque para São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Paraná”, diz o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.

A quarta-feira (15/4) deverá ser marcada por chuvas volumosas e generalizadas sobre a faixa central do Brasil, sobre o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e o sul do Pará. Em contrapartida não há previsão de chuva para boa parte da metade sul do país, incluindo sul de São Paulo, sul do Mato Grosso e toda a região Sul, que devem ter tempo seco e muito sol. Já a região norte de São Paulo, pode receber pancadas de chuva entre quarta-feira (15) e quinta-feira (16).

“De uma certa forma, as chuvas ao longo da semana proporcionarão uma boa condição ao desenvolvimento das lavouras de milho safrinha, algodão e outras culturas de segunda safra como girassol e feijão. Também será propícia para o desenvolvimento do café e cana-de-açúcar”, informa o agrometeorologista. Por outro lado, as chuvas não serão tão favoráveis nas regiões produtoras de São Paulo e Minas Gerais e algumas áreas devem ficar sem receber altos volumes.
Source: Rural

Leave a Reply