Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta quinta-feira (9/4), estão o anúncio de medidas de apoio aos produtores rurais em meio à pandemia de coronavírus. O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou ações como prorrogação de parcelas de financiamento e renegociação de dívidas. O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), Alceu Moreira, afirmou que o agronegócio é o setor menos atingido pela pandemia. E a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou as estimativas para a safra de grãos 2019/2020.

Safra recorde

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cortou em 110 mil toneladas a previsão para a safra de grãos 2019/2020, mas mantém a expectativa de uma colheita recorde no país. Os números estão no 7º Levantamento de Safra, divulgado nesta quinta-feira (9/4). A estimativa passou de 251,904 milhões para 251,794 milhões de toneladas, o que ainda representa um crescimento de 4% em comparação com o ciclo 2018/2019 (242,059 milhões de toneladas). A área plantada no país é de 65,109 milhões de hectares.

Apoio aos produtores

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou, em reunião extraordinária realizada na quarta-feira (8/4), que as instituições financeiras renegociem operações de crédito de custeio e de investimentos dos produtores rurais e cooperativas. A renegociação vale para quem teve prejuízo em decorrência de seca ou estiagem. Em nota, o Ministério da Economia afirmou que a decisão do CMN busca "reduzir os efeitos negativos sobre as atividades do setor agropecuário em decorrência da seca que tem atingido diversos municípios brasileiros, especialmente nas regiões Sul e Nordeste". De acordo com o ministério, estes problemas têm sido agravados "pelas dificuldades de comercialização resultantes das medidas de distanciamento social adotadas para mitigar os impactos da pandemia provocada pela covid-19".

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Plano Safra

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse na noite de quarta-feira (8/4) que o governo está trabalhando para tentar antecipar o Plano Safra 2020/21. "Estamos trabalhando, mas com toda a demanda que tem hoje na Economia (no Ministério) não é fácil antecipar o Plano Safra", advertiu. Entretanto, ela disse que a antecipação "seria bem-vinda" porque traz previsibilidade para os produtores para o próximo ciclo, cujo plantio começa em setembro. "Isso está em discussão, se vai ser ou não antecipado. Há muitos pleitos de todas as áreas no governo, e não só da Agricultura. Estamos discutindo isso há um bom tempo, mas precisa bater o martelo."

Agro e coronavírus

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), descartou, nesta quinta-feira (9/4), a possibilidade de faltar alimentos no Brasil por causa da pandemia de coronavírus, mas ressaltou que o setor agropecuário vem sofrendo em alguns locais por conta das restrições de movimentação. Para o parlamentar, o agro vai se adaptando à situação sem, contudo, deixar de produzir.

MP do Agro

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP do Agro, que agora passa a ser lei, veio em boa hora e ajuda a destravar o crédito rural. A avaliação é de advogados ouvidos por Globo Rural. A legislação muda normas para o financiamento do setor, como Fundo Garantidor Solidário e o uso de parte do patrimônio como garantia para aa operações, mas teve diversos artigos vetados pelo presidente no ato da sanção.

Agrotóxicos falsificados

Fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul realizaram operações de combate à venda de agrotóxicos falsificados no Estado. Foram apreendidos 2.080 litros de fungicidas nas regiões Central e Alto Uruguai. A ação da fiscalização começou após o recebimento de denúncias de um produtor rural que suspeitou da ineficiência do produto e enviou amostra para análise. “O produto tinha zero de ingrediente ativo, ou seja, o produtor rural estava comprando água”, diz o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, Rafael Friedrich de Lima.

Verduras e legumes à venda em feira (Foto: iStock)

 

Vendas online

A quarentena forçada diante da pandemia de coronavírus tem aumentado a procura por serviços de entrega de alimentos. Foi pensando nisso que um market place que vende produtos do Ceasa decidiu expandir o atendimento para pessoas físicas. Funcionando desde novembro de 2019, o serviço era restrito ao fornecimento de frutas, legumes e verduras (FLV) a pequenos negócios, como bares, restaurantes e padarias. Agora, diante da procura crescente, começou a atender consumidores avulsos.

Custos mais altos

Produtores de frangos e suínos devem ter margem ainda mais apertada neste ano por causa da pandemia do coronavírus. Além da elevação no preço de insumos para a ração animal, como soja e milho, outro desafio é a queda brusca nas compras dos consumidores, afetados pela quarentena e pela crise. "Com a perspectiva no início do ano de melhora da economia, as expectativas eram bastante positivas em relação aos preços para o mercado de aves e, principalmente, de suínos. No entanto, a crise pode acarretar uma demanda interna menor do que esperávamos", afirma a analista de mercado da Scot Consultoria, Juliana Pila.
Source: Rural

Leave a Reply