Skip to main content

Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) (Foto: Marília França / Câmara dos Deputados)

 

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), descartou, nesta quinta-feira (9/4), a possibilidade de faltar alimentos no Brasil por causa da pandemia de coronavírus, mas ressaltou que o setor agropecuário vem sofrendo em alguns locais por conta das restrições de movimentação. Para o parlamentar, o agro vai se adaptando à situação sem, contudo, deixar de produzir.

“Alguma coisa se perde, não tem como não perder no início, mas logo depois o mercado vai se adaptando. De modo geral, o agro, com o coronavírus, é o menos afetado”, disse ele, de acordo com o divulgado pela Agência Câmara. “Então, acho que o agro continua plantando, continua colhendo, continua trabalhando e nós certamente não teremos problemas de abastecimento", acrescentou.

Moreira afirmou ainda que cerca de 20 países reduziram as importações de produtos da agropecuária brasileira, com quedas que variam de 4% a 20%. O deputado ponderou, no entanto, que a China compensou esse resultado, já que aumentou em 3% suas compras, o que, de acordo com ele, representa um volume maior do que a soma que outros mercados deixaram de comprar do Brasil.

Na avaliação do parlamentar, a expectativa é de resultado positivo do setor no mercado externo neste ano. “Por enquanto, nós não temos esse problema. Estamos com condições de continuar exportando e o que está acontecendo com o coronavírus é que também um grupo de países que visitamos e que estavam pendentes de abertura do comércio, principalmente de carne bovina, suína e frango, vão abrir seus mercados para o Brasil”, afirmou Moreira, segundo a publicação.

Ele avaliou como contraproducente as manifestações públicas de autoridades brasileiras em relação à China. Para o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), os chineses são pragmáticos e não deixarão de comprar a produção brasileira. Mas incidentes diplomática podem levar à perda de preferência de compra em relação a algum concorrente que apresente produto com a mesma qualidade e preço.

Medidas de apoio

Também nesta quinta-feira (9/4), Moreira fez uma avaliação positiva das medidas anunciadas pelo governo para suporte aos produtores rurais. Entre elas, a possibilidade de renegociação e de prorrogação de parcelas de financiamentos, conforme autorizado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com o divulgado pela FPA em seu site oficial, a avaliação do parlamentar é de que as medidas beneficiam produtores de todos os tamanhos. Na quarta-feira (8/4), representantes da FPA participaram de uma videoconferência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou o colegiado. Durante a conversa, foram apresentadas as demandas do setor (leia abaixo)

 
Source: Rural

Leave a Reply