Skip to main content

Verduras e legumes à venda em feira (Foto: iStock)

 

O Ministério da Agricultura, em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou uma lista com 19 orientações para boas práticas para manipulação de alimentos durante a pandemia de coronavírus.

As instruções são destinadas a produtores e agricultores familiares que fornecem produtos agropecuários para feiras livres, sacolões e comércio varejista. O objetivo é garantir segurança ao abastecimento da população em meio à crise.

saiba mais

Doações de alimentos crescem 15% na Ceagesp em meio à pandemia de coronavírus

Coronavírus: RJ faz parceria com supermercados para compra de alimentos direto de pequenos agricultores

 

 

 

Entre as medidas, estão dicas de higiene pessoal para o trabalhador, limpeza dos ambientes, superfícies e veículos de transporte, cuidados com a estrutura das feiras, além de orientações que os vendedores devem repassar aos clientes para o consumo de verduras, legumes e frutas.

De acordo com as recomendações, devem ser disponibilizados álcool 70% e pias com água corrente e sabonete para uso por feirantes e consumidores. Luvas e máscaras não são obrigatórias, mas as máscaras caseiras podem ajudar a evitar a propagação do vírus.

Higiene Pessoal

Também é recomendada a higienização de veículos de transportes, locais de acondicionamento de produtos, equipamentos, utensílios, superfícies e materiais utilizando detergentes e desinfetantes aprovados pela Anvisa.

Para quem prepara os alimentos, as mãos devem ser lavadas com frequência e, principalmente, após tossir, espirrar, coçar ou assoar o nariz, coçar os olhos ou tocar na boca, manusear celular, dinheiro, lixo, chaves, maçanetas, entre outros objetos. 

Cuidados extras nas feiras 

Os organizadores dessas feiras devem também tomar cuidados na montagem da estrutura, como organizar o fluxo de pessoas e locais de entrada e saída, evitando aglomerações, e definir uma pessoa para ficar responsável, exclusivamente, para realização de operações de caixa/recebimento do pagamento.

As normas também preveem que as feiras sejam realizadas em locais amplos – preferencialmente ao ar livre – e seguindo orientações sanitárias como espaçamento entre bancas, funcionários e também clientes de, pelo menos, um metro de distância.
Source: Rural

Leave a Reply