Skip to main content

Lagarta de soja atacada pelo fungo Metarhizium rileyi (Foto: Daniel Sosa-Gómez/Divulgação)

 

Pesquisadores brasileiros da Embrapa Soja concluíram o sequenciamento genético de um fungo que atua como o inimigo natural de lagartas prejudiciais às lavouras de soja, milho e algodão.

De acordo com a empresa, o sequenciamento do fungo Metarhizium rileyi, conhecido como a doença da lagarta-de-soja, auxilia na identificação de outras raças e permite que haja diferenciação das cepas mais eficientes para uso em controle biológico comercial.

saiba mais

Embrapa receberá apoio internacional para pesquisar alternativas à proteína animal

 

O fungo infecta as lagartas por contato com seus revestimentos externos e não precisa ser ingerido para atuar naturalmente como controle biológico, segundo o pesquisador da Embrapa Daniel Sosa-Gómez. Líder da pesquisa, ele ainda ressalta que esse organismo ocorre em diversos países do mundo.

Tecnologia avançada

A sequência genética foi obtida com o uso de ferramentas computacionais avançadas, as quais reconstruíram a sequência completa do genoma e capturaram, assim como interpretaram, informações moleculares de cada gene.

Sosa-Gómez explica que a pesquisa básica demanda tempo, pois é feita a partir de um grande volume de dados de DNA, mas reforça que ela facilitará o entendimento das relações entre os genes e as especificidades desse fungo.

O estudo, conduzido com a colaboração da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, também abre espaço para o avanço de bioprodutos inéditos de controle biológico e ainda ajuda no reconhecimento de genes envolvidos nos mecanismos de resistência a fungicidas.
Source: Rural

Leave a Reply