Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta terça-feira (7/4), está a redução de 40% na movimentação das estradas por conta da pandemia de coronavírus. Apesar dos incidentes diplomáticos criados por autoridades brasileira com a China, a Aprosoja Brasil descarta risco de redução das exportações do grão brasileiro para o mercado chinês. Mas líderes do agronegócio cobraram uma postura mais cautelosa em relação ao país asiático. O Estado de São Paulo estuda conceder linhas de crédito para apoiar agricultores prejudicados por conta da pandemia.

Reportagem especial

A reportagem da Globo Rural consultou especialistas e representantes do setor para saber dos impactos da pandemia de coronavírus sobre os diversos segmentos do agronegócio brasileiro. Enquanto parte da população está em casa, por conta das restrições de movimento, nas fazendas e nas indústrias de alimentos, a produção não para, em que pese a necessidade de seguir as orientações de saúde e de segurança dos trabalhadores. Confira no especial “O agro e o coronavírus”.

Brasil e China

O Twitter tem sido o palco de recentes tensões diplomaticas entre autoridades brasleiras e chinesas, o que traz um certo temor de estremecimento das relações entre os dois países. No incidente mais recente, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, utilizou-se da Turma da Mônica para fazer críticas à China. O governo chinês reagiu pedindo retratação do Brasil. Enquanto isso, lideranças do agronegócio, que tem na China um importante cliente, recomendam cautela. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que postura do governo prejudica relações. Mas, para a Aprosoja Brasil, isso não deve ter efeito sobre as exportações do grão brasileiro para o país asiático.

(Foto: Diogo Diógenes/Ed.Globo)

 

Menor movimentação e menos frete

 

Duas novas pesquisas do setor de transportes confirmam o forte impacto dos efeitos da pandemia de coronavírus na logística do Brasil. Um dos estudos, divulgado nesta terça-feira (7/4) pela NTC&Logística, mostra que a redução no volume de cargas nas estragas é de 38,69%. O número é 11 pontos percentuais maior do que o relatório feito na semana passada pelo Departamento de Custos Operacionais (Decope) da entidade. Considerando a carga fracionada, que são aquelas que contêm pequenos volumes, o índice chega a 40,16%.

Crédito em São Paulo

O Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, afirmou nesta terça-feira (7/4), que a pasta, em parceria com o InvestSP, estuda viabilizar algumas linhas de crédito especiais para agricultores que atuam nos setores mais prejudicados pela pandemia de coronavírus no Estado. Segundo ele, as cadeias produtivas de legumes, frutas, verduras e flores e plantas ornamentais são os segmentos mais atingidos até agora.

Habilitação digital

Para tornar ágil o processo de inserção da agricultura familiar na cadeia produtiva de biodiesel, as cooperativas que quiserem se habilitar para fornecer matéria-prima e serviços de assistência técnica e extensão rural no âmbito do programa Selo Combustível Social já podem fazer isso de forma digital, por meio do portal Gov.br. Para solicitar habilitação, informa o Ministério da Agricultura, a cooperativa deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica válida e ativa. No caso de cooperativas não detentoras de DAP Jurídica, devem ter agricultores familiares com DAP física em seus quadros de cooperados.

(Foto: Globo Rural)

 

Menos demanda e mais incerteza

A indústria de cana-de-açúcar iniciou a safra 2020/2021, no dia 1º de abril, sob um clima de incerteza. A crise trazida pelo avanço da pandemia de coronavírus tem colocado pressão tanto sobre os preços de etanol quanto nos de açúcar, por conta de uma série de fatores, o que acendeu o sinal de alerta entre usinas, produtores de cana e até no governo, que já deixou evidente sua preocupação com a situação do setor.

Mais trigo

O crescimento da demanda interna, associado ao dólar alto e às dificuldades na importação, tem elevado os preços domésticos do trigo. O cenário favorável pode fazer os produtores aumentarem a área cultivada diante da expectativa de rentabilidade, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Conforme dados do Deral/Seab divulgados em 23 de março, a área da nova safra deve somar 1,08 milhão de hectares, 4,7% a mais que no ciclo 2018/19. A produtividade pode crescer 32%, a 3,24 toneladas por hectare, resultando em produção de 3,4 milhões de toneladas, alta de 39% em relação à temporada anterior. 

Febre aftosa

A campanha de vacinação antecipada contra febre aftosa no Rio Grande do Sul está transcorrendo normalmente e entra, agora, na sua última semana, com encerramento previsto para 14 de abril, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. De acordo com a pasta, como prevenção ao coronavírus, os produtores podem enviar os comprovantes de vacinação por e-mail ou Whatsapp. O prazo para a apresentação de notas ficais de compra de vacinas contra a febre aftosa foi prorrogado até 30 de abril.
Source: Rural

Leave a Reply